Quem trabalha com conteúdo sabe que, mesmo dominando bem determinada temática, no momento de fazer a pauta periódica sempre dá aquele branco. Afinal, os artigos devem se destacar pela originalidade em meio a tantos outros concorrentes que existem no mercado.
Hoje, eu separei algumas bem legais e tão simples que certamente você dirá “como não pensei nisso antes?”. Veja cinco dicas para ter ideias de assuntos de blog e destacar o seu da concorrência!
1. Listas, guias e outros textos
As ideias de assuntos para um blog podem ser tratadas em diversas abordagens. Fato é que criatividade faz muita diferença para atrair o leitor. Listas, guias e outros textos do tipo fazem sucesso justamente porque ficam dentro dessa proposta, além de serem mais fáceis e rápidos de ler.
Você pode usar temas que ainda não tenha explorado ou aprofundar outros dentro da sua área de atuação. Essas orientações agregam mais valor ao leitor e, ao mesmo tempo, demonstram que você realmente entende sobre o que está falando.
Criar seções no blog para posts com a mesma classificação, mas cujo assunto mude frequentemente também é uma ótima ideia de fazer os leitores voltarem para conferir o próximo artigo. Por exemplo: dica da semana, entrevistado do mês, entre outros.
2. Google Alerts
Outra dica para ter ideias de assuntos para um blog é ter em mente que eles devem ser relevantes e atuais. Só assim proporcionarão soluções à sua audiência. Por isso, é importante que você se mantenha sempre ligado nas tendências de sua área e informe seu leitor em primeira mão.
O Google Alerts é uma ferramenta de alertas de notícias que avisa quando sai alguma novidade sobre temas de seu interesse. Para utilizar, você deve fazer login com seu e-mail e senha do Gmail. Quando seu acesso for autenticado, coloque o tema de interesse no campo correspondente e clique em “Criar Alerta”. O termo monitorado deve estar relacionado ao segmento do seu blog.
3 – Assuntos para um blog de forma automática
Já pensou em criar pautas automaticamente? Isso é possível por meio da ferramenta da Hubspot. Ela também é fácil de usar: você deve preencher os campos com as palavras que deseja trabalha e ela dá um título relevante. Como só tem a versão em inglês, os termos que você deve colocar, bem como o resultado, serão nessa língua. Basta traduzi-lo!
Já a ferramenta da Portent, Content Ideal Generator, segue a mesma ideia da anterior, a diferença é que aqui você precisa preencher um campo para ela montar o título.
Se você não gostar da sugestão ou achar que ela não tem nada a ver com o assunto do seu blog, basta clicar no ícone atualizar (flecha em círculo) para obter outra combinação. Essa ferramenta também está em inglês, por isso será necessário ter algum conhecimento na língua para colocar os termos corretos, interpretar o resultado e traduzir.
4. Reotimizações de posts antigos
Reotimizar posts antigos ajuda a aproveitar e melhorar (tanto na parte escrita quanto na de SEO) os conteúdos já existentes no blog para completar sua pauta. De quebra, ainda contribui para melhor ranqueamento.
Muitas vezes, você até pode ter posts com a mesma palavra-chave, ou seja, mesmo assunto tratado diversas vezes que estejam prejudicando o seu desempenho. Depois de otimizar o que esteja oferecendo melhor resultado, você pode redirecionar para essa URL os repetidos. Pelo Google Analytics, você obtém o panorama de quais são os artigos que valem a pena ser melhorados.
5 – Feedbacks dos leitores
Você costuma ler os comentários e outros feedbacks dos seus leitores? Eu faço isso! Tenho diversos insigths dessa forma, inclusive assuntos para um blog. São muitas pessoas que sugerem pautas, muitas delas, valiosíssimas para escrever artigos assertivos.
Outra dica é fazer pesquisas para saber sobre o que seus clientes querem saber. Você pode utilizar enquetes simples nas redes sociais (se tiver), por e-mail marketing ou somente pedir sugestões no próprio espaço de comentários do seu site.
Inclusive, estou esperando o seu feedback sobre esta sacada! Não deixe de comentar e compartilhar se esse conteúdo foi relevante para você.
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Adorei as dicas.
Muito bom! Estou começando o meu blog agora, essas dicas serão muito úteis. Obrigado!
Estou começando escrever agora, no início sempre dá um branco, mas acredito que o mais difícil é organizar as ideias quando a coisa começa fluir
Ótimas dicas, vai agregar muito para o meu site. Obrigado!
eu gostaria de saber sobre um tipo de assunto de blog
Não havia pensado na possibilidade da reotimização de posts antigos, fica legal ficar respostando artigos assim? Abraço!
eu gostaria de saber sobre um tipo de assunto de blog
Muito bom artigo. A dica do google alerts foi muito boa.
Gostaria de fazer uma pergunta: Ao criar um produto digital, o blog e a fanpage devem ser no nome do próprio produto online? Ou será melhor se for no nome do produtor do produto? Como funciona deve ser trabalhado o nome do produto x nome do produtor?