5 dicas para vencer a crise com um planejamento de vendas incrível

como fazer um bom planejamento de vendas

Estamos passando pela pior crise econômica em décadas, mas mesmo que o cenário político estivesse favorável, ainda existiriam empresas em dificuldades. Sabe por quê?

As crises fazem parte do crescimento de qualquer empresa.

Posso garantir para você, não existe nenhum grande executivo que nunca tenha passado por um momento de crise!

Crises são essenciais para que os empreendedores possam se aprimorar e às vezes são aquelas sacudidas que a gente precisava passar para parar e reconsiderar as estratégias que vinha seguindo. Você com certeza já ouviu a frase: “Mar calmo não faz bom marinheiro”.

Embora sejam necessárias para o bom desenvolvimento dos empreendedores, as crises não precisam ser momentos traumáticos para a empresa. Elas são, inclusive, boas oportunidades para revisar o planejamento de vendas e criar oportunidades a partir da adversidade. Confira as 5 dicas que eu listei para você adaptar a sua estratégia de vendas e criar boas oportunidades durante a crise.

Entenda o momento

Momentos de crise são repletos de problemas, mas a economia nunca para 100%. As pessoas continuam consumindo, embora em uma taxa menor. Por isso é preciso entender que os clientes não chegam até a sua loja por alguma razão que pode ou não estar relacionada com a crise.

Identificar essa razão é o fator mais importante, pois é isso que irá nortear o seu plano de ação. Você pode descobrir, por exemplo, que o cliente não vem até você porque os seus preços não são competitivos em relação à concorrência, ou que o seu atendimento deixa a desejar, ou ainda que ele não encontra acesso fácil à sua loja, ou não se lembra da sua marca.

Todos estes problemas podem acontecer independente de uma crise econômica, mas com o mercado aquecido podem passar despercebidos, pois os consumidores continuam comprando em uma taxa interessante. É quando o cinto aperta que os clientes ficam mais criteriosos.

Trace um plano de metas para cobrir as suas deficiências

Reverter os problemas que dependem de você é uma obrigação. Uma vez que você tenha identificado quais são eles, investir em uma solução é o passo a seguir. Durante uma crise, esta atitude pode ser a diferença entre a vida e a morte da empresa.

Fidelize os clientes que você já tem

Como a crise pode ser um empecilho para conquistar novos clientes, o negócio é fidelizar os que você já possui. Crie planos de fidelidade, dê cupons de desconto para a próxima compra, invista em brindes, enfim, valorize os clientes que você já tem e os estimule a voltar.

Invista em comunicação e treinamento

É normal que os clientes fiquem mais exigentes em períodos de crise. Por isso você deve se esforçar ainda mais para oferecer a melhor experiência possível para o consumidor. Faça promoções, anuncie como puder e qualifique a sua equipe de vendas. Aproveite que o movimento está menor e a sua equipe tem um pouco mais de tempo e invista em treinamentos.

Inove no seu planejamento de vendas

Empresas inovadoras são voltadas à solução de problemas, quer um maior do que uma crise severa? Reúna a sua equipe e a envolva no processo de encontrar uma solução. Muitas vezes podem surgir ideias inusitadas que tragam bons resultados para a empresa. Desse modo você não só conta com mais ideias, como também motiva os funcionários. Criando um bom ambiente dentro da empresa, apesar dos reveses.

Fórmula de Lançamento - Ebook

Pela primeira vez na história, Erico Rocha e Leandro Ladeira criaram a oferta mais surreal da Black Friday. Não fique de fora dessa, preencha o formulário para saber mais sobre a oferta.

Mais Informações

De acordo com as Leis 12.965/2014 e 13.709/2018, que regulam o uso da Internet e o tratamento de dados pessoais no Brasil, ao me inscrever autorizo Erico Rocha a enviar notificações por e-mail ou outros meios e concordo com sua Política de Privacidade.

2 thoughts on “5 dicas para vencer a crise com um planejamento de vendas incrível”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *