5 Indicadores Comerciais que Não Podem Faltar em Análises de Vendas

Indicadores comerciais para análises de vendas

Ser um bom vendedor engloba diversos aspectos. Há pessoas que acreditam ter nascido para isso, outras que, com bastante esforço, estudo e dedicação conseguiram conquistar seu lugar no ramo. Porém, ser um bom vendedor vai além. O amor pelo o que você faz importa, mas estabelecer, medir e atingir certas metas também faz a diferença. Uma das formas de conseguir mensurar isso é utilizando os indicadores comerciais.

O que são os indicadores comerciais

Indicadores comerciais servem para medir o desempenho dos vendedores a cada venda realizada. Eles são importantes para entender o comportamento do profissional e do cliente, o que está dando certo, onde estão os erros e quais pontos precisam melhorar.

Com isso, é possível garantir uma análise de vendas mais precisa e completa, qualificando a forma como cada vendedor trabalha.

Para ajudar você nessa jornada, selecionei alguns indicadores mais importantes que irão mostrar os resultados obtidos com cada ação realizada na hora das vendas. Confira!

1. Conversão de leads

Captar leads faz parte da gestão de marketing e vendas da empresa. Ao conseguir converter estes possíveis clientes em clientes de fato, é preciso analisar a taxa de conversão para saber como está o desempenho. Esse indicador vai avaliar quantas oportunidades geradas transformaram-se em conversões.

2. Ticket médio

Ticket médio significa o gasto médio por cada pedido, ou seja, o valor que cada cliente gasta com seus produtos ou serviços. Ele tem relação direta com o tempo, faturamento e gasto da empresa. Seu cálculo se baseia em dividir o faturamento total pelo número de pedidos gerados, assim você entende quanto cada pedido vale.

3. Número de negócios fechados

O ideal é avaliar esse indicador juntamente com o ticket médio. Por exemplo, pode ser que um profissional prefira trabalhar melhor o lead e gastar mais dinheiro com ele para ter uma venda mais qualificada.

4. Custo de aquisição por cliente

Também chamado de CAC (Custo de Aquisição por Cliente), esse indicador vai mostrar o quanto você gastou de investimento para fazer com que aquele lead se tornasse um cliente.

É preciso analisar os gastos dos investimentos durante todo esse processo, identificando quantos clientes foram gerados. É importante para verificar se você está realizando gastos em vão, quais as estratégias que precisam melhorar e se a empresa está obtendo sucesso ou prejuízo.

5. Ciclo de venda

De modo geral, aqui é possível englobar todas as etapas até que a venda seja fechada. É um dos indicadores mais importantes para medir o desempenho da equipe.

O ideal é que o ciclo seja menor, pois significa que em pouco tempo e com menos gastos foi possível conquistar mais clientes e realizar vendas, aumentando a produtividade e lucro obtido.

Agora que você já sabe quais indicadores comerciais são importantes para o seu negócio, está na hora de começar a analisá-los para potencializar resultados e conseguir mostrar o que você tem de melhor na arte de ser vendedor.

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