Vender produtos através da internet é completamente diferente de fazer vendas pessoalmente. No entanto, as melhores técnicas de vendas online têm princípios muito parecidos com as formas de negociar com os clientes por telefone ou pessoalmente. O que muda é a maneira como elas são executadas.
Use o conteúdo como aliado
Quando o cliente procura algum produto na internet, busca todas as informações sobre ele de maneira fácil e rápida. Por isso é importante usar as formas disponíveis de conteúdo para descrever os benefícios, características e resultados que os produtos podem promover de forma mais detalhada possível.
Use textos, vídeos, áudios e fotos como uma verdadeira vitrine do produto. Como o cliente não pode tocar no seu produto, é importante que ele tenha o máximo de detalhes através dos recursos audiovisuais disponíveis.
Aproveite os depoimentos dos clientes
Fechou uma venda? Não se esqueça de pedir um depoimento para o seu cliente. As avaliações positivas são ferramentas poderosas de persuasão na internet. Elas trazem uma dimensão de credibilidade para o seu produto e inspiram confiança no consumidor, que fica mais inclinado a comprar o seu produto.
Entre em contato com o seu cliente
Invista em mecanismos de automação de marketing que entram em contato com o cliente em algumas situações. Se ele ficou muito tempo parado em uma página e não realizou a compra, entre em contato. Pode ser que o seu cliente esteja com alguma dúvida e por isso não conclui a compra.
O cliente colocou o produto no carrinho e não fez o pagamento? Mande um e-mail para saber o porquê e ofereça alguma vantagem, caso seja necessário. Pode ser um parcelamento maior ou um desconto na próxima compra. Às vezes um empurrãozinho final é suficiente para não perder a venda.
Sugira complementos
Se o seu cliente está quase comprando um produto, que tal oferecer outro que esteja relacionado com o primeiro? É importante que a sua estratégia preveja o comportamento do seu cliente para dar certo.
A pessoa que compra um presente pode precisar de um cartão, ou se ela compra uma escrivaninha, uma cadeira é um complemento natural. Procure cruzar estas informações e sugira produtos relacionados em seu site com algum desconto. Você verá a diferença no seu faturamento.
Faça com que o seu cliente se concentre no fechamento da compra
Otimize a sua página de conclusão de compra de forma que o seu cliente não tenha distrações. Limpe os menus e deixe as funções da compra muito claras. Formas de pagamento, opções de parcelamento e entrega devem ficar na mesma página, estimulando a finalização do processo e evitando assim o abandono do carrinho de compras.
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