Já faz tempo que os animais de estimação viraram membros da família, com isso surgiu um novo segmento para empreender. Atualmente o mercado pet é movido por negócios que vão desde a venda de itens básicos, como ração, a empresas que oferecem serviços de bem-estar e qualidade de vida para os bichinhos.
Quem deseja fazer parte deste mercado tem diversas possibilidades pela frente, isso porque as pessoas estão cada vez mais conscientes dos cuidados necessários para a saúde e o bem-estar do seu animal de estimação e, desta forma, consomem muito mais artigos para eles.
O pet reflete o estilo de vida do dono
Quando se pensa em mercado pet, é preciso ter o mesmo cuidado com a segmentação do público-alvo que você teria ao criar um negócio para humanos, isso porque os hábitos de consumo dos tutores é que irão determinar o que será adquirido para o animal de estimação.
Pessoas que gostam de esporte de aventura e procuram ter uma vida saudável irão buscar produtos e serviços que reflitam este estilo de vida. Pode ser que procurem produtos de alimentação natural para os seus bichinhos e pacotes de viagem que ofereçam uma programação especial para o pet. Já quem gosta de artigos de luxo, irá buscar produtos luxuosos também para seus animais de estimação.
Investir no marketing digital é importante também no mercado pet
Pessoas apaixonadas por seus animais de estimação buscam todo tipo de informação para cuidar melhor deles, por isso o marketing digital pode ser uma boa alternativa para alavancar o seu negócio no mercado pet.
Invista em conteúdo voltado para o serviço, com dicas práticas de cuidados com os animais de estimação, quanto em publicações virais, com vídeos e fotos de cães e gatos fazendo as suas peripécias. Este tipo de material garante um bom fluxo de usuários em seu site, trazendo um bom tráfego para o seu funil de vendas.
Aposte no relacionamento com os clientes (tanto humanos, quanto os de quatro patas)
A decisão de compra de um tutor de animais é totalmente emocional. Tenha certeza que tudo o que ele buscar é relacionado à saúde, conforto e bem-estar do seu bichinho de estimação. Por isso é importante passar segurança aos clientes.
Um bom relacionamento com os animais de estimação não é algo que você consegue simular, precisa ser algo verdadeiro, ou o consumidor não voltará ao seu negócio. No primeiro sinal de que o pet não gosta do seu estabelecimento, ou tem medo de você ou qualquer funcionário da sua empresa, o seu tutor deixará de voltar.
Envolva a comunidade de clientes no seu negócio
Nós já conversamos sobre o poder da verdade para o seu negócio, você se lembra? Quando falamos em mercado pet, os depoimentos de clientes se torna ainda mais importante. Se o seu negócio envolve o cuidado dos animais, como é o caso de lojas de banho e tosa, creches e hotéis para animais, ter bons depoimentos e referências é fundamental!
Lembre-se que os pets são membros da família, então os cuidados dos tutores ao contratar um serviço para o seu bichinho serão tão criteriosos quanto o de pais de crianças pequenas ao procurar uma babá, por exemplo.
Use a sazonalidade em favor do seu negócio
No fim do ano muitas pessoas viajam, já no inverno a procura é por itens que possam aquecer o pet, no verão, quando todos pensam em dieta é possível que estendam o cuidado para o cão ou gato. Duas vezes por ano os bichinhos trocam a pelagem, que precisa de cuidados especiais.
Aproveitar ‘ganchos’ como esses pode fazer uma bela diferença no seu faturamento. Tire proveito da sazonalidade para oferecer produtos e serviços na hora certa para o seu cliente. É importante pensar que, se ele não encontrar a solução que procura no seu negócio, irá encontra-la na concorrência, que normalmente é acirrada neste ramo. Por isso faça um bom planejamento estratégico durante o ano para antever a sazonalidade e, assim tirar melhor proveito dela.
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muito bom o seu artigo