6 dicas para você fazer boas contratações e coordenar perfeitamente a sua equipe

Já imaginou como seria ótimo se você conseguisse encontrar pessoas de confiança e com grande qualificação para a sua empresa? Confira 6 dicas para fazer boas contratações e coordenar perfeitamente a sua equipe.

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Os talentos de Annie Pratt

Annie Pratt é uma empresária norte-americana com uma vasta experiência em formação e treinamento de equipes. Quando mais jovem, Annie trabalhava na área de contabilidade, e em pouco tempo teve que assumir o negócio de seus pais, uma cafeteria.

Essa experiência foi muito importante para Annie, que precisou aprender a montar e coordenar uma equipe. Ao perceber que o mercado de cafés gourmet estava crescendo, Annie resolveu aumentar a qualidade do negócio através da capacitação dos funcionários, e o resultado foi impressionante.

O poder do coach e trabalho em equipe

Em 7 anos, Annie conseguiu aumentar o número de unidades da cafeteria de 7 para 70, com franquias e lojas fora dos EUA. Nos anos 1990 a cafeteria foi vendida quando contava com um time de mais de 1500 funcionários, número 10 vezes maior que a quantidade de funcionários iniciais.

Ao conhecer toda essa história, Erico Rocha perguntou: como você fez para conseguir formar um time tão eficiente mesmo quando eles estavam em outro país?

Nesta entrevista você saberá:

Porque as pessoas não gostam de montar um time
O medo Nº1 dos empreendedores ao montar um time
Como contratar pessoas que merecem sua confiança
De que forma você pode ajudar o seu time
Como saber se o funcionário precisa de instrução ou se ele não dá conta do recado
O erro mais comunm que os chefes cometem ao lidar com um time

Por que as pessoas não gostam de montar um time?

Montar um time é algo trabalhoso. Requer muita energia, já que é preciso realizar um bom processo seletivo, e ainda significa que sua empresa terá mais gastos com o aumento no quadro de funcionários.

No entanto, se você encarou vários desafios durante a criação do seu negócio, deve saber que tudo isso, quando bem feito, é um investimento.

O medo nº1 dos empreendedores ao montar um time

Muitos acreditam, e isso não é bom, que não vale a pena contratar alguém que vai te decepcionar.

Além disso, como se não bastasse a decepção, a pessoa ainda vai te deixar um trabalho não completo para ser concluído. “Ninguém pode fazer isso tão bem quanto eu”, é o que muitos pensam.
E qual seria a solução para contornar esse medo? Corte esses receios desde cedo. Faça uma boa contratação.

Veja também: Como influenciar pessoas: Por que autoridade é importante?

Como contratar pessoas que merecem sua confiança?

Durante a entrevista, Erico disse que achar 2 ou 3 pessoas de confiança era muito difícil, e resolveu perguntar que tipo de técnica Annie utilizava durante as entrevistas.

Annie respondeu que muitas vezes o problema está nas perguntas. Os empreendedores só se focam nas habilidades das pessoas, e não no comportamento. Veja um exemplo de pergunta errada:

Você sabe fazer um site? (pergunta errada)
Sim, eu sei.

Que tipo de informação você conseguiu tirar disso? Nenhuma. Você só sabe que a pessoa é capaz de fazer um site, mas isso não significa que ela vai saber fazer um site de acordo com as suas necessidades.

A pergunta correta seria:

Das vezes que você fez sites, quais foram os maiores problemas que você enfrentou? Que instruções lhe passaram e como você conseguiu contornar esses obstáculos? (pergunta correta)

Está notando como agora você tem mais informações sobre a metodologia de produção da pessoa?

Você precisa incluir perguntas assim no seu processo de seleção. O seu medo não terá muitos fundamentos se você contratar pessoas que desde o processo de seleção conseguem lhe provar que, além de capacitas, se encaixam na sua metodologia de trabalho.

De que forma você pode ajudar seu time?

O ideal é que você dê aos funcionários a capacidade de progressão, principalmente fornecendo um bom coach. Crescimento profissional sempre será bom para você e para a sua equipe.

Além disso, dar a oportunidade de crescimento dentro da própria organização e tratar todos com muito respeito é fundamental.

Mostre o objetivo de forma clara

Líderes precisam ser muito bons em apresentar objetivos à equipe.

É necessário que os membros do time entendam claramente o objetivo: o que será obtido ao final do projeto, como ele irá ajudar o cliente/empresa, entre outros fatores do gênero.

Como saber se o funcionário precisa de instrução ou se ele não dá conta do recado

Caso um funcionário falhe, converse com o mesmo e pergunte qual foi a dificuldade que ele encontrou durante a realização da tarefa. É provável que ele lhe explique o problema e assim você poderá esclarecer a tarefa.

Se a situação se repetir, faça o mesmo, mas aplicando uma pressão maior. Diga que como da outra vez, você está aqui para ajudar, e que realmente precisa saber qual é o que ele não está entendendo.

Annie diz que o aumento dessa pressão é suficiente para fazer com que pessoas que não dão conta do recado saiam da empresa por conta própria, já que elas percebem que não conseguirão entregar o resultado desejado.

O erro mais comum dos chefes ao lidar com o time

Um grande e recorrente problema é o fato dos chefes não trabalharem o tipo de conversa com os funcionários mencionada acima. Ao decidirem que o funcionário não é capaz de fazer, eles acabam fazendo por conta própria.

Isso faz com que o funcionário não tenha a experiência de aprendizado. Se ele não aprende, nunca fará do jeito que você quer. Além de líder, é preciso ser coach. Se você entender isso, sua equipe ficará cada vez mais forte.

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