7 Táticas de Vendas Infalíveis

táticas de vendas infalíveis para o seu negócio

Grande parte do sucesso de um negócio digital está relacionada com a capacidade de venda dos produtos e serviços que são ofertados para os clientes. Já o sucesso das negociações, por sua vez, depende da capacidade do empreendedor de aplicar as táticas de vendas corretas para cada cliente.

Sendo assim, não posso deixar de compartilhar com vocês, as sete táticas de vendas mais eficientes que encontrei durante a minha vida como empreendedor. Elas são aplicáveis para qualquer segmento de mercado e porte de negócio. Confira:

Venda soluções e não benefícios

Um dos erros mais comuns de qualquer vendedor iniciante é descrever quais são os benefícios que o produto oferece, mas não é isso que convence o cliente, e sim os resultados para a vida prática.

O foco da venda deve ser mostrar quais são os resultados que aquele produto ou serviço pode oferecer diretamente para o cliente. Lembre-se que a missão de qualquer produto é solucionar um problema ou uma angústia do cliente, ou então ajudá-lo a atingir um objetivo. São essas características que você deve vender.

Um exemplo: vamos supor que o seu produto seja um cosmético hidratante para as mãos. Em vez de falar para o seu cliente que ele contém óleos emolientes, você deve focar a sua descrição no resultado. O cosmético possui óleos emolientes que criam uma camada protetora na pele e retém a água, deixando a pele mais hidratada.  

Criar relacionamento com os clientes

As suas chances de vendas aumentam significativamente quando você consegue criar um relacionamento com as pessoas com quem deseja fazer negócio. Os clientes ficam muito mais propensos a comprar de empresas e pessoas em quem eles confiam.

Criar relacionamento é ganhar esta confiança do cliente e ser reconhecido por ele como a melhor pessoa para solucionar os seus problemas. Você consegue isso ao trabalhar a sua autoridade e agindo de maneira ética.

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Esteja disponível em momentos decisivos

Quem vende produtos e serviços pela internet não conta com os recursos de persuasão que são usados em uma venda feita pessoalmente, mas pode contar com recursos de automação de marketing que facilitam o processo em momentos decisivos da compra pela internet.

Estar disponível no período de dúvida dos clientes é fundamental para quem quer melhorar os resultados da venda pela internet. Você pode criar um e-mail automático para quem abandona o carrinho de compras perguntando se ela tem alguma dúvida, ou então criar um atendimento online para esclarecer as dúvidas de quem está muito tempo parado na página de um produto.

Mostrar que está presente e preocupado com as reações do cliente, transmite comprometimento em proporcionar uma boa experiência para o consumidor, criando relacionamento com o cliente e aumentando as chances de vendas.

Aposte no poder da verdade

Os relacionamentos são tão importantes para os negócios digitais que uma página com depoimentos de clientes antigos pode fazer verdadeiros milagres para as suas vendas atuais. Por isso estimular os clientes a avaliar os resultados que tiveram com o seu produto ajuda os futuros consumidores a decidir pela compra.

Lançamento relâmpago

A urgência é um dos gatilhos mentais mais poderosos que existe e, por isso, serve a uma das táticas de venda mais eficazes: o lançamento relâmpago.

Fazer um lançamento relâmpago não é fácil. É preciso divulgar o seu produto e criar relacionamento com os clientes antes mesmo de lançar o produto. Assim, quando chegar o momento de venda do produto, o seu público já estará procurando por ele.

O lançamento deve ter um período determinado para acontecer, uma boa estratégia de comunicação e um tempo limitado para que o cliente possa realizar a compra.

Coaching de vendas

Uma forma muito interessante de garantir uma venda ao cliente é a do coaching de vendas. Para que ela funcione é preciso que você conheça muito bem o perfil e as necessidades do seu cliente.

Esta técnica funciona da seguinte forma: em vez de tentar convencer o cliente a comprar um determinado produto, o vendedor assume uma postura receptiva e estimula o consumidor a desenhar a solução ideal para o seu problema. O vendedor então apresenta as características do produto reforçando os aspectos apontados pelo cliente. Desta forma a venda é praticamente garantida.

Inversão de risco

Todo cliente já teve uma expectativa não atendida, não necessariamente no seu negócio, por isso ele tem uma atitude mais desconfiada e começa a comparar as experiências passadas com a atual, com medo da experiência ruim se repetir.

Uma das táticas de vendas mais eficazes é a de reverter essa situação, dando garantias fortíssimas para o seu cliente. O intuito desta técnica é que você tira o risco dos ombros do seu cliente e passa para os seus.

Existem dois tipos de garantia que você pode dar para o seu cliente: Uma delas é a garantia incondicional, se o cliente não gostar do seu produto por 30 dias você devolve o valor pago. Ela é eficaz e só funciona quando você tem um produto excelente.

A outra é a garantia condicionada: se o cliente fizer tudo o que você indica no uso do produto e não obter os resultados esperados, o vendedor devolve o dinheiro e ainda paga uma quantia a mais para ele. Fazendo isso o empreendedor não só estimula a compra, garantindo o sucesso para o cliente, como estimula toda a empresa a fornecer uma experiência extraordinária.

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