No último dia 15 de setembro comemoramos a data mais importante para todos os empreendedores: o dia do cliente! Sem eles as vendas não acontecem, os resultados não são alcançados e os negócios deixam de existir. Por isso, aprenda hoje a importância do relacionamento com o cliente!
Cuide bem dos seus melhores amigos
Grande parte dos negócios nascem por apenas um motivo: atender a demanda dos clientes. Sendo assim, os melhores amigos do seu negócio são eles! E como você trata os seus melhores amigos no cotidiano? Dando atenção e carinho, certo? Mas como monetizar esse processo no seu negócio? Através do relacionamento com o cliente!
Caçadores vão atrás de suas presas, já os fazendeiros cultivam o que precisam e têm sempre à disposição os recursos necessários. O mesmo acontece ao falar de relacionamento com o cliente. Você precisa entender as reais necessidades do público e satisfazê-las sempre que possível, cultivando relacionamentos duradouros para colher bons frutos no futuro. Frutos como fidelização, ticket médio elevado, upsell, entre vários outros benefícios.
Como cultivar amizades duradouras?
O primeiro passo é mudar a mentalidade de concluir mais vendas para buscar relacionamento com o cliente.
Quando nos preocupamos em cultivar amizades duradouras com os clientes nossa empresa evolui em vários aspectos, como:
– Melhorias e correções em relação a experiência do cliente;
– Aumento no valor agregado e melhora na imagem institucional;
– Novos produtos e serviços feitos sob medida para o público-alvo (potencializando o ROI);
– Publicidade gratuita (um cliente satisfeito atrai novos amigos);
O segundo passo é estabelecer de fato o relacionamento, ou seja, abrir espaço para o cliente opinar sobre o seu negócio, interagir, buscar engajamento, customizar sua comunicação, produzir conteúdos e gerar valor através deles, entre várias outras técnicas. Invista em marketing de relacionamento e sinta a diferença!
O terceiro e mais importante passo é a fidelização de clientes. Porquê? Todo relacionamento, seja profissional ou pessoal é baseado na confiança, no amor e na fidelidade. Sem esses pilares é impossível manter um relacionamento duradouro…
Para fidelizar o seu cliente você precisa transparecer segurança, confiança, bem-estar e solucionar problemas, sendo que a venda vem em segundo plano. Assim o cliente entenderá sua real importância para a empresa e estabelecerá relacionamentos lucrativos, pois com certeza voltará a consumir com você.
Relacionamento com o cliente só é possível quando você o conhece muito bem
Conheça bem os seus clientes, pois somente assim você consegue entender suas necessidades e satisfazê-las com exatidão. Invista em CRM, pesquisas de opinião, SAC e outros meios de obter dados relevantes para que toda a sua empresa se adapte a eles.
Entendeu porque o relacionamento com o cliente é uma das coisas mais importantes do seu negócio? Assine a newsletter do Ignição Digital e aprenda mais sobre relacionamento e empreendedorismo.
Oi pessoal
Esse site é mesmo surpreendente, queria dar os parabéns pelo trabalho de vocês.
Sempre é bom obter novos conhecimentos, obrigado ;)
ótimo artigo, simplesmente amei o contéudo!!! Muito Obrigada!!!
Muito bom! Alguns autores consideram que a qualidade do relacionamento é composta pelos construtos confiança, satisfação, qualidade percebida e comprometimento. Um relacionamento duradouro e sólido é a grande chave de um negócio de sucesso.