Tudo tem um limite, inclusive o seu negócio. Sejam as máquinas, os colaboradores, os processos, os clientes, enfim, com o tempo nossa empresa pode ficar saturada e isso é muito arriscado. Portanto, para ajudar você a se livrar desse problema, aprenda como implementar processos de melhoria contínua dentro do seu negócio.
A melhoria contínua serve para encontrar oportunidades de aprimoramento e evolução nos processos dentro do negócio, seja na qualidade técnica de um colaborador, treinamento e desenvolvimento da equipe, qualidade de vida, evitar atrasos, desperdícios, etc.
A partir do momento que são identificadas essas oportunidades, sua empresa deve melhorar os processos, aumentando a eficiência e entregando mais valor para os clientes. Mas como estabelecer esses processos de melhoria contínua dentro do seu negócio?
Os colaboradores são os seres que vivem integralmente o seu negócio, portanto ninguém melhor do que sua equipe para apontar problemas e pontos de melhoria.
Esse processo pode ser feito através de questionários, reuniões, dinâmicas e o famoso brainstorm.
Reúna um grupo de 3 pessoas ou mais em um lugar que estimule tranquilidade e criatividade. Em seguida escolha alguém do grupo para tomar nota de todas as ideias propostas.
As pessoas deverão conversar entre si de forma relaxada e divertida, apontando ideias para melhoria contínua do seu negócio. Nessa etapa o mais importante é não criticar nenhuma ideia, apenas pensar em novas soluções.
Depois de um ou dois dias, reúna as pessoas novamente e retome a discussão, apurando as melhores ideias, ou fazendo a junção de algumas delas.
Independentemente do método usado para identificar os pontos de melhoria, você deve estabelecer processos dentro do seu negócio. Para isso um dos métodos mais eficientes é o Kaisen.
Criado no Japão, ele significa melhoria, sendo implementado em empresas com Toyota, sistema rodoviário, educacional, etc. Conheça os principais mandamentos do Kaizen:
– Aprender na prática;
– Eliminar desperdício (de tempo, trabalho, matéria prima, entre outros);
– Engajar e motivar a equipe no processo de melhoria;
– Aumentar produtividade sem necessariamente investir muito por isso;
– Aplicação do método em todos os departamentos e locais da empresa;
– Todas as melhorias devem ser divulgadas, como forma de motivação e comunicação transparente;
– O método deve ser direcionado apenas para melhoria de processos, nunca priorizando os benefícios secundários como aumentar lucratividade, economizar, aumentar a produtividade, etc;
– O método deve ser priorizado na equipe, em seguida nos processos e equipamentos.
Resumindo, descubra oportunidades de melhora, engaje sua equipe para novos posicionamentos e aplique na prática o processo de melhoria contínua. Mas lembre-se, o processo deve ser cíclico e feito periodicamente.
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