Um dos principais desafios dos empresários, gestores, diretores ou presidentes de companhias é driblar as crises, sejam elas momentâneas ou duradouras, internas ou externas, grandes ou pequenas. Mas como driblar esse adversário e marcar vários gols? Como ver as oportunidades em cenários desfavoráveis? Essa pergunta acaba sendo a resposta à questão “o que é ser empreendedor”. E você vai aprender um pouco mais sobre isso aqui no Ignição Digital!
O Que é Ser Empreendedor?
O empreendedor é uma pessoa sonhadora. Ele imagina, vai além, identifica oportunidades, toma iniciativa, assume riscos e transforma situações muitas vezes adversas em oportunidades de negócios.
Pessoas empreendedoras estão sempre ligadas no novo, são mais destemidas ao arriscar. Enfim, elas saem da “zona de conforto”, do “plano das ideias” e não têm medo de partir para a ação.
Algumas outras características que ajudam a definir o que é ser empreendedor são:
– Inovação;
– Ver além do que outras pessoas enxergam;
– Criar estratégias;
– Aprender com erros e acertos;
– Proteger a sua própria confiança em todos os momentos;
– Extrair o que há de melhor no mercado;
– Tomar decisões que envolvem vidas e famílias acima dos lucros;
– Escrever a sua história por meio de seus empreendimentos, seja vendendo um produto de porta em porta ou abrindo uma startup promissora. Não importa a dimensão, empreender está na essência.
Resiliência, criatividade, motivação, confiança e ser um bom planejador são apenas algumas partes do perfil empreendedor. Mas como manter essa postura firme em tempos de crise? Confira a seguir!
Também é Possível Prosperar na Crise
Existe um ditado que fala que alguns males vêm para o bem. Você pode achar que é um clichê, mas é a realidade! Enquanto alguns choram, outros vendem lenços. Enquanto uns lamentam, outros trabalham arduamente para enfrentar a crise.
Na estagnação ou retração do mercado, várias empresas perdem o poder de investimento e fluxo de clientes, mas é preciso expandir os horizontes e buscar novas oportunidades.
Por exemplo, com a crise nacional muitos brasileiros perderam um pouco do poder de aquisição. Alguns deixaram de frequentar restaurantes, pizzarias e lanchonetes com a frequência que o faziam. Um problema para os donos desses negócios, certo? Errado! A partir disso nasceu um novo conceito, que no início parecia loucura, mas em pouco tempo se difundiu pelo país, os food trucks.
Aproveitando as oportunidades, vários negócios nascem, sobrevivem e até crescem durante a crise. Isso representa exatamente o que é ser empreendedor em tempos de crise, driblar as adversidades em prol do negócio! Entendeu? Nesse outro artigo do Ignição eu dou algumas dicas valiosas para você aprender como investir para abrir um negócio durante a crise.
Aproveite e assine nossa newsletter para receber mais sacadas de como ser um empreendedor melhor e mais eficiente, mesmo na crise.