Para gerenciar a sua própria equipe é preciso levar em consideração os diversos aspectos de liderança. Entender a diferença entre autoridade e poder é primordial para ser um bom líder e, assim, extrair o melhor de cada colaborador.
O primeiro passo é compreender exatamente o que cada um significa para, assim, poder aplicá-los, ou não, no modelo de gestão do seu negócio (sempre pensando nos seus objetivos, claro). Por isso, neste artigo você vai saber:
- – o que é autoridade;
- – o que é poder ;
- – diferenças claras entre autoridade e poder;
- – como exercer a autoridade na sua liderança.
O que é autoridade?
Existe um livro muito interessante que fala bem com os empreendedores: O Monge e o Executivo. Nele, o autor, James Hunter, ao falar sobre a diferença entre autoridade e poder, demonstra que a autoridade se dá por meio da capacidade de influenciar as pessoas justamente devido ao respeito conquistado.
Ou seja, a autoridade é o poder de influenciar pessoas positivamente para que elas cumpram o que é solicitado de forma proativa e motivada. Esse é o melhor cenário de liderança em uma empresa, pois, com isso, é mais fácil manter os colaboradores motivados e produzindo resultados de forma espontânea.
O que é poder?
Muitos gestores sequer percebem que as suas lideranças vêm sendo exercidas pelo poder em vez de por autoridade. Muitas vezes, este tipo de liderança surge porque o empreendedor só lidou com gestores assim ao longo da vida, reproduzindo comportamentos que não são desejáveis.
Segundo o intelectual e economista Max Weber, exercer o poder é quando forçamos alguém a fazer nossa vontade mesmo que a pessoa não queira. Ou seja, você já deve ter notado então que o poder não é um método muito indicado de liderança. Essa é outra diferença entre autoridade e poder
A maior diferença entre autoridade e poder
Quando falamos que um líder é muito autoritário, o termo parece estar sendo usado de forma negativa. Mas, na verdade, no mundo dos negócios, um gestor que exerce sua autoridade é aquele cujo caráter e boas habilidades fazem com que as pessoas sejam influenciadas por ele de modo otimista.
Já uma gestão baseada no poder funciona como uma ordem aos colaboradores, fazendo com que eles não se sintam ouvidos e, muitas vezes, acabem perdendo seu senso de individualidade e importância no time da empresa. Isso, em longo prazo, pode causar um mal estar nos funcionários e prejudicar as estruturas do seu negócio.
Outra grande diferença entre autoridade e poder é que um líder que adota a autoridade faz com que os colaboradores sintam-se incluídos no processo decisório, de forma que fique demonstrado que suas demandas são ouvidas e levadas em consideração. O resultado é uma equipe alinhada e motivada, em busca de objetivos em comum.
Como exercer a autoridade no seu tipo de liderança
Liderar por meio de ameaças, sejam elas veladas ou explícitas, pode até funcionar. Contudo, seus efeitos serão desagradáveis, como equipes desmotivadas, alta rotatividade de funcionários e queda na qualidade dos resultados.
Porém, autoridade não significa automaticamente uma boa liderança. Isso porque a liderança consiste em certas ações que muitas pessoas que estão em posição de autoridade não adotam.
Como exemplo temos aquele colaborador com conhecimento e experiências suficientes que o fazem construir uma imagem de autoridade, mas eles enxergam a liderança como uma responsabilidade ruim.
Então, para exercer um bom tipo de liderança, mais baseado na autoridade do que no poder, é necessário que o empreendedor conquiste o respeito e a estima de seus colaboradores. E isso só é possível quando as equipes são tratadas com respeito.
Conclusão
Podemos concluir que liderar uma equipe com autoridade e poucas doses de poder é uma escolha diária. Ela se faz necessária para que o time da sua empresa se mantenha motivado, produtivo, satisfeito com suas funções e papel no negócio.
Sendo assim, é preciso parar e analisar como vêm sendo o seu tipo de gestão. Afinal, liderar é lidar com pessoas e ter isso em mente é o que fará você entender quando está exercendo seu poder ou sua autoridade. Com isso, você irá melhorar o clima organizacional e satisfação da sua equipe.
Agora que você já sabe a diferença entre autoridade e poder, continue acompanhando o Ignição Digital para saber mais sobre como gerir sua empresa. Sugerimos entender as diferenças entre chefe e líder!
Excelente análise! Como sempre, conteúdo de qualidade.
Conteúdo muito além do blá-blá-blá sobre liderança.