Quem tem negócios locais, ou seja, empresas físicas que atendem pessoas de um determinado bairro ou região, pode apostar na combinação de estratégias digitais e off-line para ter sucesso. Uma delas é a mala direta!
Praticamente abandonada, essa é uma forma simples e barata de entrar em contato com os seus leads ou clientes. E não subestime essa estratégia, se usada corretamente, ela pode fazer a sua empresa se destacar entre a concorrência. Veja como!
As vantagens de usar a mala direta
Existem inúmeros benefícios em incluir a mala direta nas suas estratégias de marketing. Como ela prevê uma comunicação por correio, permite a criação de um relacionamento mais próximo com os seus clientes, fazendo com que a sua marca seja lembrada e mais admirada.
Entre as principais vantagens de utilizar esse método estão:
- aproximar a relação da marca com o cliente;
- recuperar o relacionamento com clientes inativos;
- construir a imagem da sua marca;
- mensurar os resultados off-line de comunicação;
- fidelizar clientes já conquistados, estimulando novas compras.
Como criar uma boa campanha de mala direta
Para ser efetiva, a mala direta precisa ser bem-pensada, se tornando um canal para nutrir o relacionamento com o seu prospect. Por isso, é importante evitar peças padronizadas, com cara de anúncio.
O ideal é criar uma comunicação pessoal e intimista com o seu lead, usando uma linguagem personalizada e um conteúdo relevante para o leitor. Veja um rápido passo a passo:
1. Colete os dados
Uma campanha de mala direta se inicia com o fornecimento de dados pelo cliente. Para isso, você precisa desenvolver bons conteúdos gratuitos, a fim de fazer com que o seu prospect forneça as informações pessoais deles, especialmente as de contato, como o endereço.
2. Faça o material
Depois você deve focar no material que irá enviar. É importante que ele seja personalizado e útil, fornecendo algo ao leitor que esteja além de uma simples propaganda.
Uma boa estratégia é aliar a mala direta com um evento, criando uma chamada para aproximação. Contudo, você pode usar a mala direta para qualquer ação.
3. Crie um benefício
Para mensurar o retorno da mala direta, crie um benefício para quem entrar em contato. Pode ser um cupom de desconto, uma promoção, enfim, o que a sua criatividade permitir e for financeiramente viável.
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