Você sabia que o Instagram foi criado por um brasileiro? É isso mesmo, um brasileiro empreendedor, assim como você, que busca o sucesso do seu negócio. A rede social especializada em fotos e vídeos cresceu, se popularizou e pode ser muito rentável para o seu negócio. Portanto leia nosso artigo e aprenda técnicas de como vender roupas pelo Instagram.
Como vender roupas pelo Instagram: comece com um perfil completo
Nunca use o seu perfil pessoal para vender no Instagram, pois os seus amigos podem não ser o público ideal para manter o seu negócio lucrativo. Parece óbvio, mas muita gente peca nesse requisito.
Comece criando uma identidade para a marca, com logotipo (a ser usado na imagem de perfil), nome impactante, frase de efeito e/ou slogan para a descrição, além dos meios de contato.
Crie também uma linguagem própria, sendo uma maneira característica dos seus clientes reconhecerem os seus posts.
Um bom exemplo de perfil a ser tomado como referência para você é o da marca de roupas e acessórios New Era (@newerabrasil), ou o famoso estúdio de tatuagem Nautica Tatoo (@nauticatatoo).
Modo Stories: ouro a ser lapidado
Recentemente o Instagram lançou o modo stories, que assim como o Snapchat, você consegue criar conteúdos autodestrutivos para sua audiência.
No modo stories você consegue compartilhar os bastidores da marca como produção das roupas, ensaios fotográficos, processo de postagem, preparação de envio de pacotes para clientes, etc. Esses conteúdos engajam e fazem com que o cliente sinta-se parte integrante da marca.
Capriche na produção das fotos e vídeos
Esse ponto parece óbvio, mas não é! As fotos e vídeos são os verdadeiros chamarizes do seu público para as vendas, logo você precisa produzir conteúdos extremamente bonitos.
Em outro artigo aqui do Ignição Digital eu ensino você o segredo dos vídeos que emocionam, mas para o Instagram dê preferência para vídeos curtos e diretos.
Para as fotos use modelos ao invés de manequins e também faça a produção da foto com as peças “na mesa”, ou seja, sem manequins ou modelos. Deixe a camisa junto com uma calça e acessórios, o calçado junto com uma roupa que combine, etc.
Se possível monte um cenário, use e abuse de boa iluminação e cuidado com o exagero na edição da imagem. Lembre-se de que menos é mais.
Parcerias e tags
As parcerias podem ser muito benéficas para o seu negócio, portanto, caso os modelos autorizem, marquem eles nas fotos, bombando os seus posts para audiências específicas.
Outro ponto que ajuda em como vender roupas pelo Instagram é estimular o “regram” da sua audiência usando as roupas da sua marca. Por exemplo, você vende tênis e um seguidor postou uma foto com o seu modelo, compartilhe ela, isso traz engajamento e estimula vendas!
Outras parcerias eficientes são o patrocínio de posts de personalidades influentes para o seu público, como artistas e youtubers para os jovens. Modelos, blogueiros, músicos e atletas também podem ser excelentes alternativas.
Já o uso de tags nos posts é primordial para o crescimento orgânico do seu negócio. Com o uso das hashtags o seu post aparece para o mundo todo, segmentado de acordo com a sua escolha de palavras.
Por exemplo, #lookdodia, aparece para quem procura produções de looks completos, muito utilizada por diversos públicos, sejam peritos em moda ou apenas fãs em busca de novas composições.
Pesquise quais hashtags o seu público pesquisa e adere e posicione o seu conteúdo de acordo com cada uma delas.
Garanta audiência: anuncie!
Uma das estratégias mais eficientes de como vender roupas pelo Instagram é garantindo audiência para sua comunicação por meio de anúncios. Eles são eficientes, interativos, com diversos formatos e com possibilidade de segmentação para o seu público-alvo, interessante, não é?
Interações
A presença digital é primordial para o sucesso das suas vendas, portanto siga vários perfis, curta vários posts todos os dias, comente, responda comentários, enfim, interaja e faça sua marca ser participativa.
Sacada matadora: botão shop
Desde 2015 o Instagram lançou em sua plataforma o botão shop, em que os usuários clicam e são direcionados para a sua loja virtual. O botão pode ser inserido em seu perfil, posts e campanhas patrocinadas. Muito legal, não é?
Muito legal e muito fofo seu blog, adorei ler as postagens^^
excelente, muio bom mesmo