O que é CRO (Conversion Rate Optimization)?

Marketing Digital

O Que É CRO (Conversion Rate Optimization)?

Erico Rocha
Escrito por Erico Rocha

Você já ouviu falar ou leu o que é CRO? Conversion Rate Optimization, ou Otimização de Conversão, em português livre, consiste em um conjunto de técnicas totalmente focadas no usuário, com o objetivo de induzir ele a concluir uma ação, ou seja, a converte em um site, blog, redes sociais, etc.

Só por essa breve explicação, você já deve ter notado que esse tal de CRO é importante. Certo? Então, confira mais detalhes a seguir.

Importância do CRO

Se a sua presença digital está ruim, deve melhorar. Se ela está estagnada, pode melhorar. E se a sua presença digital está bem, ela é capaz de melhorar ainda mais!

Portanto, independentemente do estado em que se encontra o seu negócio digital, sua presença na web pode ser maximizada no quesito Otimização de Conversões, por meio do CRO.

Afinal, o que é CRO na prática?

Esse é o processo que testa, analisa e otimiza a eficiência das conversões da sua marca como um todo, seja no site, nas landing pages, no blog, nos anúncios e nas redes sociais. Tudo isso é feito em relação ao design, conteúdo, disposição de informações, títulos e vários outros aspectos.

Em analogia, CRO é a lapidação do seu conteúdo na web, definindo o que é bom e ruim, o que funciona e não funciona, o que está bem e o que pode ser excelente. Entendeu?

Como implementar CRO na sua empresa

Saiba o que é CRO

Ao otimizar a sua presença digital, as conversões começam a acontecer com mais frequência, aumentando os seus lucros consequentemente. Interessante, não é? Veja então qual é o processo para otimizar suas conversões e como implementar o CRO.

Comece pela segmentação

A minha primeira dica está voltada para a segmentação. Dentro do seu público-alvo existem pessoas com diversas personalidades, classes sociais, localizações, gostos e estilos. Portanto, manter uma comunicação padrão para todos é arriscado. O ideal é implementar mudanças por segmentação.

Um exemplo simples é fazer o anúncio de acordo com o sexo. Um tom mais feminino para as mulheres e um tom mais masculino para os homens, alterando também cores, fontes, imagens, etc.

Além disso, você pode alterar uma landing page de acordo com a localização do usuário, oferecendo serviços específicos para determinadas cidades ou regiões.

Faça testes A/B

Com o público devidamente segmentado, a ideia é testar as mudanças propostas no seu site. E como verdades absolutas e “achismos” não funcionam no marketing digital, é necessário verificar quais opções são mais eficientes e convertem mais.

Para isso, uma excelente maneira é recorrer ao teste A/B. Assim, você pode, por exemplo, comparar dois títulos diferentes, duas landing pages distintas, dois anúncios desiguais, duas CTA’s dissemelhantes e por aí vai.

Caso queira, pode utilizar ferramentas como o Google Analytics, além da Klick Pages, em que você consegue criar e testar páginas.

Produza conteúdos

Por fim, indico a produção de conteúdos como uma ótima maneira de implementar o CRO em seu negócio. Teste variações de chamadas para e-books, blog, vídeos, etc. E se quiser melhorar ainda mais, implemente técnicas de rapport e copywriting.

Entendeu o que é CRO? Gostou do conceito? Não deixe dinheiro sobre a mesa, implemente as melhorias propostas e aumente sua taxa de conversão! Aproveite e assine nossa newsletter, ao final desta página, para receber outros conteúdos como este.

Artigos Relacionados

Lei de Acessibilidade— Como Ela Deve Ser Aplicada no Mercado Digital?

Lei de Acessibilidade— Como Ela Deve Ser Aplicada no Mercado Digital?

A lei de acessibilidade prevê que todos os sites da internet sejam acessíveis para pessoas com deficiência. Entenda mais sobre...

Acessibilidade — Como Tornar o Seu Negócio Acessível Para Todos

Acessibilidade — Como Tornar o Seu Negócio Acessível Para Todos

Você sabe como é possível tornar seu negócio acessível para as pessoas com deficiência? Descubra mais no artigo sobre inclusão...

marketing-e-cultura-do-cancelamento

Marketing e Cultura do Cancelamento — Como Gerir um Negócio para Evitar o Cancelamento da sua Empresa?

Se você ainda não ouviu falar de artistas e empresas que foram canceladas, é preciso ficar de olho. Esse hábito...