Com certeza você conhece os desafios de como conquistar uma pessoa para sua base de leads. Mas conquistar uma lista numerosa não basta, é necessário fomentar interesse dos leads, induzi-los a uma ação positiva para empresa, ou seja, como gerar leads qualificados. Portanto aprenda hoje, aqui no Ignição Digital, algumas técnicas para o seu negócio.
Como gerar leads qualificados? Comece pesquisando o público-alvo e criando personas
Todo projeto com foco em gerar leads qualificados deve iniciar com um bom estudo sobre o público-alvo da empresa. Mas só isso não basta, é necessário ir além dos interesses mercadológicos e dados quantitativos, ou seja, é preciso identificar os sentimentos e as razões de compra, sendo assim, criar personas.
É importante criar as personas para que você possa: definir como será a sua comunicação e estratégias, escolher os melhores canais para comunicação, frequência e alcance das mídias, formatos, etc. Resumindo, ao definir as personas você consegue otimizar sua campanha para gerar leads qualificados.
Escolha do canal para criar e atingir uma audiência
Depois de estudar o seu público-alvo você saberá quais são os canais ideais para atingi-los, além de identificar os melhores momentos e abordagens.
Por exemplo, para negociações B2B, uma boa opção é usar o LinkedIn com estratégias de LinkedIn Ads. Outra opção para esse segmento é escolher as palavras-chaves relacionadas ao seu negócio e realizar anúncios nos buscadores, para que outros empreendedores encontrem o seu negócio.
Essas foram apenas duas opções dentre as milhares para gerar leads qualificados, conheça agora algumas técnicas muito eficientes.
Técnicas de como gerar leads qualificados
Os testes são ótimas opções para gerar leads qualificados, pois eles permitem que o seu público-alvo conheça o seu produto e/ou serviço e, caso ele tenha interesse, finalize uma aquisição e mantenha um contato sadio com você.
Os testes podem ser feitos através de amostras grátis, testes e devoluções gratuitas para e-commerce, teste drive para veículos, entre várias outras opções.
Gerar conteúdo é outra opção, extremamente eficiente e muito econômica, tendo em vista que você pode divulgar o seu negócio na web de maneira gratuita.
Você pode gerar conteúdo para nutrir leads com blogs, posts em redes sociais, vídeos, vlogs, publieditoriais, lives, webinares, entre outros. O segredo é descobrir qual tipo de conteúdo tem mais penetração no seu público-alvo e investir nesse formato.
Outro segredo para aumentar a efetividade do seu conteúdo é usar o gatilho mental da reciprocidade, em que você oferece algo gratuitamente em troca da qualificação de um lead. Conteúdos exclusivos como e-books e acesso a webinares funcionam muito bem, mas existem outras opções também eficientes.
Sacada matadora: otimize os seus esforços
Depois de montar o escopo do seu projeto, otimize ele com técnicas de SEO, SEM, anúncios, testes A/B constantes, técnicas de CRO, etc. Assim você melhora os seus resultados de forma gradativa.
Gostou do nosso artigo? Cadastre o seu e-mail e receba mais sacadas como essa em primeira mão, com a nossa newsletter.