Como Criar um Infográfico Persuasivo

Você já investe em marketing de conteúdo? Quais são os seus meios favoritos para divulgar sua marca? Blog, Facebook, Instagram, Site, Twitter, Youtube? Legal, e os formatos? Foto, vídeo e texto? Que tal inovar? Aprenda hoje a fazer diferente, confira como criar um infográfico persuasivo e gere mais leads com esse material super rico!

O que é e para que serve um infográfico?

Seu nome é autoexplicativo, info vem de informações, que são apresentadas de forma gráfica, ou seja, usando gráficos, imagens, ilustrações, cores, etc. Resumindo, infográfico é o ato de animar uma informação que poderia ser apresentada por meio de texto.

Uma das vantagens do infográfico é apresentar um dado ou informação que poderia parecer monótona, de maneira divertida, dinâmica, atraente, rápida e sempre relevante para o seu público-alvo.

Como criar um infográfico persuasivo: comece com o público-alvo

Não basta criar um infográfico qualquer e divulgá-lo para sua audiência. O primeiro passo de como criar um infográfico persuasivo é entender o que o seu público-alvo quer conhecer com mais profundidade.

Por exemplo, vamos imaginar que você é CEO de um e-commerce para o ramo esportivo, sendo que 70% das vendas da loja virtual é composta por produtos relacionados ao futebol.

Portanto você pode fazer alguns infográficos com esse tema, falando sobre campeonatos importantes como a Libertadores ou a UEFA Champions League, além de apresentar jogadores famosos como o Messi, apresentando graficamente uma breve história do jogador, números de jogos, gols, assistências, vitórias, títulos, premiações e curiosidades. Entendeu?

Selecione informações relevantes e divida tudo em seções

Vamos continuar no exemplo do jogador Lionel Messi, um dos segredos de como criar um infográfico persuasivo é selecionar informações extremamente relevantes. Por exemplo, ninguém se interessa pelo número de empates do jogador, ou quantas vezes ele mudou o corte de cabelo, mas o número de vitórias dele seria uma boa pedida. Apenas essa informação poderia ser segmentada em: vitórias pela seleção Argentina e vitórias pelo Barcelona.

As vitórias poderiam ser uma das seções do infográfico do craque, que também deveria conter: breve história do jogador, gols, vitórias, títulos, premiações, curiosidades e uma excelente CTA levando ao e-commerce, para a aquisição de algum produto ligado ao atleta.

Como criar um infográfico persuasivo: design conta MUITO

As informações são extremamente importantes, como vimos acima, mas o design conta muito! Você precisa definir as cores, a ordem das seções, fonte, imagens, etc. Busque referências na internet e não fuja muito da comunicação institucional da sua empresa!

Caso você não conte com designers em sua equipe, existem ferramentas na internet que auxiliam esse processo para você, como o Visual.ly e o infogr.am!

Gostou do nosso artigo? Assine nossa newsletter e fique por dentro de tudo o que rola aqui no Ignição Digital em primeira mão. Basta cadastrar o seu e-mail no campo destacado da página.

Fórmula de Lançamento - Ebook

Pela primeira vez na história, Erico Rocha e Leandro Ladeira criaram a oferta mais surreal da Black Friday. Não fique de fora dessa, preencha o formulário para saber mais sobre a oferta.

Mais Informações

De acordo com as Leis 12.965/2014 e 13.709/2018, que regulam o uso da Internet e o tratamento de dados pessoais no Brasil, ao me inscrever autorizo Erico Rocha a enviar notificações por e-mail ou outros meios e concordo com sua Política de Privacidade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *