Marketing Digital

Como Criar um Infográfico Persuasivo

Erico Rocha
Escrito por Erico Rocha

Você já investe em marketing de conteúdo? Quais são os seus meios favoritos para divulgar sua marca? Blog, Facebook, Instagram, Site, Twitter, Youtube? Legal, e os formatos? Foto, vídeo e texto? Que tal inovar? Aprenda hoje a fazer diferente, confira como criar um infográfico persuasivo e gere mais leads com esse material super rico!

O que é e para que serve um infográfico?

Seu nome é autoexplicativo, info vem de informações, que são apresentadas de forma gráfica, ou seja, usando gráficos, imagens, ilustrações, cores, etc. Resumindo, infográfico é o ato de animar uma informação que poderia ser apresentada por meio de texto.

Uma das vantagens do infográfico é apresentar um dado ou informação que poderia parecer monótona, de maneira divertida, dinâmica, atraente, rápida e sempre relevante para o seu público-alvo.

Como criar um infográfico persuasivo: comece com o público-alvo

Não basta criar um infográfico qualquer e divulgá-lo para sua audiência. O primeiro passo de como criar um infográfico persuasivo é entender o que o seu público-alvo quer conhecer com mais profundidade.

Por exemplo, vamos imaginar que você é CEO de um e-commerce para o ramo esportivo, sendo que 70% das vendas da loja virtual é composta por produtos relacionados ao futebol.

Portanto você pode fazer alguns infográficos com esse tema, falando sobre campeonatos importantes como a Libertadores ou a UEFA Champions League, além de apresentar jogadores famosos como o Messi, apresentando graficamente uma breve história do jogador, números de jogos, gols, assistências, vitórias, títulos, premiações e curiosidades. Entendeu?

Selecione informações relevantes e divida tudo em seções

Vamos continuar no exemplo do jogador Lionel Messi, um dos segredos de como criar um infográfico persuasivo é selecionar informações extremamente relevantes. Por exemplo, ninguém se interessa pelo número de empates do jogador, ou quantas vezes ele mudou o corte de cabelo, mas o número de vitórias dele seria uma boa pedida. Apenas essa informação poderia ser segmentada em: vitórias pela seleção Argentina e vitórias pelo Barcelona.

As vitórias poderiam ser uma das seções do infográfico do craque, que também deveria conter: breve história do jogador, gols, vitórias, títulos, premiações, curiosidades e uma excelente CTA levando ao e-commerce, para a aquisição de algum produto ligado ao atleta.

Como criar um infográfico persuasivo: design conta MUITO

As informações são extremamente importantes, como vimos acima, mas o design conta muito! Você precisa definir as cores, a ordem das seções, fonte, imagens, etc. Busque referências na internet e não fuja muito da comunicação institucional da sua empresa!

Caso você não conte com designers em sua equipe, existem ferramentas na internet que auxiliam esse processo para você, como o Visual.ly e o infogr.am!

Gostou do nosso artigo? Assine nossa newsletter e fique por dentro de tudo o que rola aqui no Ignição Digital em primeira mão. Basta cadastrar o seu e-mail no campo destacado da página.

Artigos Relacionados

Lei de Acessibilidade— Como Ela Deve Ser Aplicada no Mercado Digital?

Lei de Acessibilidade— Como Ela Deve Ser Aplicada no Mercado Digital?

A lei de acessibilidade prevê que todos os sites da internet sejam acessíveis para pessoas com deficiência. Entenda mais sobre...

Acessibilidade — Como Tornar o Seu Negócio Acessível Para Todos

Acessibilidade — Como Tornar o Seu Negócio Acessível Para Todos

Você sabe como é possível tornar seu negócio acessível para as pessoas com deficiência? Descubra mais no artigo sobre inclusão...

marketing-e-cultura-do-cancelamento

Marketing e Cultura do Cancelamento — Como Gerir um Negócio para Evitar o Cancelamento da sua Empresa?

Se você ainda não ouviu falar de artistas e empresas que foram canceladas, é preciso ficar de olho. Esse hábito...