Olá leitores, aqui no Ignição Digital eu frequentemente apresento para vocês algumas ferramentas essenciais para o seu negócio. Eu já escrevi sobre ferramentas de marketing digital, ferramentas de gestão e hoje apresentarei 7 ferramentas do marketing para alavancar sua empresa!
1) Plano de Marketing
Imagine o piloto de um avião comercial alçando vôo em um aeroporto, sem destino definido, querendo apenas “alcançar o céu”, deixando os passageiros a mercê do destino. Muitos empreendedores investem suas verbas de marketing assim, sem planejar o seu destino, muito menos o caminho a ser percorrido. Arriscado, não é?
Por isso, a primeira e uma das principais ferramentas do marketing é realizar um excelente plano de marketing, detalhado, completo, identificando oportunidades e ameaças do caminho.
2) CRO
CRO (Conversion Rate Optimization), em português Otimização de Conversão, é um conjunto de ações para melhorar a performance do seu investimento digital!
Planejar onde sua verba será investida é muito importante, não é? Contudo, mais importante do que isso é identificar a performance e remanejar o investimento, sempre que necessário, com o intuito de maximizar o seu resultado.
3) CRM
CRM (Customer Relationship Management), é o conjunto de processos de marketing voltado ao cliente, em busca que conquistá-lo, estimular vendas e promover a fidelidade para o seu negócio.
O processo trata-se de coletar dados do cliente, armazenar esses dados e cruzá-los sempre que necessário, facilitando a abordagem, a comunicação, promoção, etc.
4) Promoções
Você está com um estoque acumulado devido a baixa das vendas? Precisa trocar a linha de produtos? Quer atrair novos consumidores para o seu negócio? Que tal baixar sua margem de lucro e investir em promoções?
As promoções podem ser a solução para aumentar suas vendas e chamar clientes para dentro do seu negócio, sendo uma excelente oportunidade para vender outros produtos e serviços. Entendeu?
A promoção é uma das ferramentas do marketing mais antigas e tradicionais, contudo ela nunca sai de moda e sempre pode melhorar os seus resultados!
5) Relacionamento com cliente
Muitas vezes o cliente não compra de você por apenas um fator: ele esqueceu da sua marca. Por exemplo, uma oficina mecânica não atende o mesmo cliente com frequência, pois o carro não quebra todos os meses.
Porém, para a marca nunca ser esquecida é necessário manter um relacionamento saudável com o cliente, por meio de e-mail marketing, ligações, conteúdos em redes sociais, entre milhares de outras maneiras.
6) Análise SWOT
Assim como salientamos na primeira ferramenta, analisar forças, fraquezas, oportunidades e ameaças das estratégias de marketing da empresa é extremamente importante, para isso existe uma análise super eficiente para facilitar o seu trabalho, a análise SWOT.
7) Redes sociais
Elas são voltadas ao entretenimento do público, mas para os empreendedores elas são verdadeiras ferramentas do marketing para pulverizar a comunicação e se relacionar com os atuais e futuros clientes.
Use e abuse de Facebook, Snapchat, Instagram, Twitter, LinkedIn, Youtube, Blogs, Pinterest, entre muitas outras, mas atenção: identifique primeiro onde está o seu público-alvo e qual rede social mais adere a comunicação da sua marca.
Se você gostou desta lista, provavelmente irá se interessar por estas sugestões de ferramentas de marketing digital para o seu dia a dia.
Gostou do nosso artigo com as 7 ferramentas do marketing? Implemente essas e outras ferramentas em conjunto para o seu negócio e veja os seus resultados decolarem! Aproveite e assine nossa newsletter para receber outros conteúdos como esse!