Há alguns dias, eu mostrei 5 ferramentas de SEO para iniciantes essenciais para melhorar o seu negócio on-line. O trabalho de SEO inicia com alguns elementos fundamentais que estão presentes no domínio do site e na página em si, onde está de fato o conteúdo. É por isso que hoje eu trouxe 7 ferramentas para fazer uma análise de SEO que deixarão essa tarefa muito mais simples. Confira!
1. Google Analytics
Fundamental na estratégia do Marketing Digital, o Google Analytics é uma das melhores e mais robustas ferramentas do mercado. No Brasil, ela possui versão gratuita e reúne uma grande quantidade de dados detalhados e de bastante qualidade. Com o Google Analytics, você pode saber quem são os seus visitantes, de onde eles vêm, recebimento de relatórios avançados, além de acompanhamento de leads, fluxo e funil de metas, API de exportação, tráfico orgânico e assim por diante.
2. Woorank
Um dos fatores para ficar bem posicionado no Google é trabalhando a codificação do site, chamada também de “On-page”. Por isso, a ferramenta Woorank pode te ajudar. Basta inserir o site na ferramenta e ela fará toda a análise da codificação, além disso, ela dá uma nota e um plano de ação para a página. Dentro do próprio relatório, a ferramenta dá varias dicas sobre a importância do item e como você pode corrigir e melhorar o desempenho do seu site.
3. Web Page Test
Uma das etapas de análise de SEO é testar a velocidade de carregamento do site. Para isso, destaco a ferramenta Web Page Test. Para receber o relatório, basta preencher algumas informações como browser, endereço do seu site e país que deseja simular esse teste. Após clicar em “avaliar”, a ferramenta disponibiliza diversas notas que avaliam os critérios de carregamento do site. Clicando sobre as notas, é possível ver itens que devem ser melhorados e corrigidos.
4. SEOptimer
Essa é uma ferramenta de SEO gratuita e investiga uma determinada URL e seus fatores. Depois, ela apresenta um resumo dos itens mais importantes em categorias: HTML Header, conteúdo do corpo, links internos e externos, arquivos adicionais, sinais sociais, cabeçalho HTTP e domínio do servidor.
5. Google Search Console
Complemento do Google Analytics, a ferramenta Search Console foca na otimização do site e palavras-chaves que são escolhidas por você. Ela fornece uma série de informações sobre sites e blogs. A interface é bem simples e isso facilita muito na vida de quem faz uso da ferramenta.
6. Ahrefs
Outro critério que deve ser analisado em SEO é o link building. Ganhar links em sites de terceiros é muito importante, mas esses links devem fazer sentido e devem estar relacionados com o assunto e tema do site. Mas, como descobrir se você está recebendo links bons? A ferramenta Ahrefs é paga, mas você pode fazer testes gratuitos. Para isso, basta informar o endereço do site e pedir a análise. Você receberá uma lista de links que você recebe de sites de terceiros, quantidade de domínios, histórico de como está o ganho de links e demais importantes informações.
7. SiteTrail
Essa ferramenta de análise de SEO faz um excelente trabalho que agrega informações de várias fontes de dados distintos. A ferramenta apresenta um relatório que resume todas as conclusões: análise de mídia social, SEO, visitor, tráfego, receita, conteúdo, ligação, hospedagem de análise, domínio, server, cor, DNS Registro e HTTP Header.
Espero que essas ferramentas te auxiliem na hora de fazer a análise de SEO do seu site. Se você gostou deste artigo, confira também o que falo sobre ferramentas de marketing digital que você pode utilizar.
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Excelente Conteúdo, me Ajudou Muito…Obrigado Por Compartilhar Seus Conhecimentos.
Otimo post, poderia colocar na lista o http://dicasseo.com ele e muito parecido com o woorank porem não tem limites de analises.
Esse site é top. Muito conteúdo de qualidade. Espero que sempre continue postando algo de valor..topppp
muito bom o seu artigo
Muito Boas Suas Dicas parabens pelo post
Interessante.