Antes de mais nada, acredito que seja importante relembrarmos a diferença entre os conceitos de marketing B2C e marketing B2B. Dominar esses e outros termos do mundo dos negócios é tarefa básica para quem deseja ser um empreendedor de sucesso. Isso porque eles trazem desafios diferentes, para os quais são necessárias estratégias específicas.
O B2B, sigla em inglês para Business to Business ou Empresa para Empresa, refere-se, ao marketing direcionado para executivos e influenciadores de outras empresas. Já B2C – Business to Consumer ou Empresa para Consumidor, engloba estratégias que visam alcançar o público/cliente final em busca de determinado serviço ou produto.
Hoje, vou me ater a empresas que praticam o marketing B2C. Um dos grandes desafios desses empreendedores é conquistar verdadeiramente o seu cliente quando é impossível ficar frente a frente com ele. Mesmo assim, devem agregar valor a esse público-alvo, para tornar seus produtos e serviços algo relevante na vida dessas pessoas. Para isso, não tem jeito: é necessário personalizar o relacionamento com seu cliente. As empresas que conseguem isso usufruem de grande diferencial com relação aos seus concorrentes. Mas como identificar os gostos deles para conseguir oferecer o que desejam?
Aqui, entra em ação o marketing B2C. Você deve construir estratégias assertivas que ajudem a alcançar o seu consumidor, convencê-lo a comprar seu produto/serviço e garantir uma boa experiência de compra. Hoje, mais do que nunca, os empreendedores devem ter consciência de que é o cliente quem manda, simplesmente porque ele tem acesso à informação.
A internet mudou de fato a prática do marketing B2C. Se antes, as empresas podiam se valer de estratégias tradicionais de vendas, agora devem saber lidar com clientes conectados, que podem comparar preços e pesquisar outras informações sobre produtos e serviços. E como se não bastasse tudo isso, ainda são bombardeados de anúncios e propagandas de outras empresas. A saída, como disse no início deste artigo, é ser relevante na vida do seu consumidor, oferecer soluções efetivas para seus problemas, despertar a atenção e carinho dele pela sua empresa. Ufa, um desafio em tanto!
Você já sabe quais são os principais desafios do marketing B2C. Diante disso, como colocá-lo em prática? Por meio do marketing de relacionamento em canais de comunicação! Considero as redes sociais um dos mais importantes entre eles. Se o seu negócio é voltado para o cliente final, deve estar presente nas plataformas em que o seu público está.
Basicamente, ter um bom posicionamento nas redes sociais ajuda os empreendedores B2C de duas maneiras: 1ª) quanto mais seguidores seu perfil tem, mais credibilidade demonstra ao mercado. E isso atrai mais clientes! 2ª) aproxima a empresa do seu consumidor, o que desperta admiração e aumenta a influência sobre eles.
Para suas estratégias serem bem-sucedidas nessas plataformas algumas medidas são necessárias.
Não adianta marcar presença nas redes sociais se você não investe em conteúdos relevantes para manter e atrair seguidores. Isso somente será possível se você conhecer seu público-alvo, identificar seus interesses, comportamentos, entre outras características. Uma ferramenta eficaz para levantar essas informações é a criação de personas, personagens fictícios que representam seus potenciais clientes.
Eu já expliquei melhor o conceito de persona e os passos para criar a sua. Leia aqui.
Ao definir a persona (ou as personas) de seu negócio, você poderá se colocar no lugar do seu cliente, entender como ele pensa, se comporta e identificar suas motivações. Com isso, nutrirá suas redes sociais com conteúdos mais atraentes a esse público.
A partir da definição de sua persona, você deve identificar em qual rede social ela está. Cada uma dessas plataformas demanda linguagem e conteúdos diversificados, e você poderá adaptar suas postagens ao meio para aumentar o seu alcance. Exemplos disso são os memes e banners com frase de efeito, que costumam ter boa aceitação pelos usuários do Facebook e Twitter. Mas, obviamente, essas informações deverão ser elaboradas de acordo com os interesses dos seus clientes.
A estratégia de conteúdo no marketing B2C deve ser, basicamente, mais voltada a despertar emoções no consumidor. Isso porque entende-se que já existe uma demanda/necessidade por parte dos clientes e eles somente precisam de estímulos para comprar determinado produto ou serviço. E uma das formas mais eficazes no processo de decisão de compra é oferecer conteúdos relevantes e de alto valor informativo.
As redes sociais oferecem ainda uma grande vantagem para otimizar o seu marketing B2C: possibilidade de engajamento com os seus clientes. Isso permite personalizar mais o relacionamento. Utilize-as para criar espaços de diálogo efetivos, de modo que seus seguidores se sintam especiais e valorizados. Apostar nessa estratégia é um grande diferencial para sua empresa, que poderá fidelizar e atrair consumidores!
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