Muitas pessoas duvidam que a publicidade no Twitter possa trazer bons resultados. O principal motivo para isso é a queda no número de usuários verificada desde 2013, 60% de acordo com dados da Statista. Com isso, figura somente em oitavo lugar entre as redes sociais mais usadas pelos brasileiros.
Apesar disso, a publicidade no Twitter ainda é fundamental nas ações de marketing digital e, respondendo à pergunta do título deste post, funciona. Mas é necessário que seja bem utilizada para proporcionar engajamento que otimizará efetivamente as campanhas de relacionamento.
Por que investir em publicidade no Twitter?
Uma pesquisa feita pelo próprio Twitter em 2014, revelou perfil de usuário no Brasil que pode ser eficiente às suas estratégias de marketing de relacionamento. Publicada com a hash tag #QuemUsaOTwitter, o levantamento demonstrou que uma em cada duas pessoas que estão na rede social se importam com marcas e quatro em cada cinco são fiéis à empresa que seguem.
85% dos cadastrados no Twitter gostam de experimentar novos produtos e costumam falar sobre eles para seus parentes ou amigos. Sobre o comportamento desses usuários, segundo a pesquisa, quatro em cada cinco deles acessam a internet por meio de smartphones. E o que eles mais fazem na rede? Entre outras atividades, a maioria costuma procurar produtos e serviços (76%)!
Sabe o que é mais interessante dessa pesquisa, no entanto? É verificar o quanto os consumidores mudaram ao ficarem conectados e as campanhas de marketing devem se adaptar a isso. Exemplo: 97% dos usuários do Twiiter assistem televisão todos os dias e grande parte não desgruda do telefone enquanto isso. Muito pelo contrário! Ao mesmo tempo que está ligado em seus programas preferidos, a metade usa smartphone. 44% deles buscam na rede produtos para comprar e 32% procuram informações relacionadas ao que estão assistindo.
Outros dados que fazem a publicidade no Twitter valer a pena são os que revelaram os interesses dos usuários com relação às marcas que seguem. Grande parte deles, mais precisamente 64%, respondeu que faz isso porque quer receber informações sobre novos produtos. Já mais da maioria (56%) quer ficar por dentro das atividades ou saber mais sobre empresa e receber novidades/promoções. 50% deles quer interagir com a companhia, por meio de ideias e feedbacks e, por fim, 49% procuram atendimento ao consumidor. Interessante, não?
Dicas para começar
Com todos os dados mencionados, você já deve estar convencido de que a publicidade no Twitter pode trazer ótimos resultados para sua empresa. Mas como conseguir isso?
Cada rede social tem suas particularidades e precisam ser usadas de formas diferentes. No caso, o Twitter é bem-sucedido na vinculação de informações em tempo real. Isso faz com que os usuários da plataforma sejam bem mais ativos. Existem diversas formas de se engajar com essas pessoas, e você deve descobrir aquela que mais tenha a ver com sua empresa. Mas, em geral, os empreendedores podem aproveitar essa ferramenta para divulgar ofertas especiais ou fortalecer a pré-venda de um produto ou serviço.
É importante compreender que a mensagem do empreendedor não termina em um tuíte e, por isso, ele deve ser interessante para as pessoas o retuitarem e ajudar a espalhá-lo. Outra dica: personalize o atendimento. Como os usuários da plataforma são mais engajados, as empresas devem marcar presença regular e tratar os seus seguidores como eles gostam. Dessa forma, você gerará feedbacks positivos.
Assim como outras redes sociais, investir em publicidade no Twiiter também demanda experiências constantes. Faça testes constantes para saber aquilo que mais agrada e atrai seu público. Com o tempo, você obterá uma estratégia mais assertiva para seu negócio! A plataforma conta também com anúncio patrocinado, ao qual você pode recorrer para atingir o perfil de pessoas específicas. Mas isso é assunto para outro post!
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