Se você é um dos empreendedores de micro ou pequeno porte, que faturam até R$ 3 milhões e meio por ano, saiba que existe uma entidade que pode auxiliar você em diversos assuntos relacionados ao seu negócio. Por isso, hoje vou te contar detalhadamente o que é Sebrae, o famoso Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas. Confira!
O que é Sebrae?
Como foi citado, Sebrae é o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, pertencente ao Sistema S, que ainda engloba outras entidades como SESI, SENAI, SENAC, entre outros.
Trabalhando há mais de 40 anos no Brasil, o Sebrae busca aumentar a competitividade em todos os mercados, auxiliando no desenvolvimento sustentável de empreendimentos e oferecendo capacitação para os empreendedores.
Como tudo isso começou
O Sebrae nem sempre se chamou assim. Em sua fundação, no ano de 1972, o seu nome era CEBRAE (Centro Brasileiro de Apoio à Pequena e Média Empresa).
Na época, vinculado ao Governo Federal, a entidade ajudava, de outras maneiras, os empreendedores. Em 1990 eles resolveram acabar com o vínculo do governo, mudando o nome para o atual Sebrae.
Sem fins lucrativos, uma das maiores vitórias do Sebrae para os cidadãos empreendedores foi a atuação em prol da aprovação da Lei Geral, que beneficia as pequenas e microempresas, com, por exemplo, a implementação do Imposto Simples Nacional.
Ações do Sebrae
Entre as ações do Sebrae estão a formalização da economia, disponibilização de capacitação por meio de cursos, palestras, workshops e feiras, tal como a Feira do Empreendedor, que é considerado o maior evento do gênero no país.
Além disso, o Sebrae também consegue abrir crédito para inovação em rodadas de negócios, incentivando a criação e a evolução de novas empresas.
Outro exemplo bacana de como o Sebrae busca melhorar o empreendedorismo em nosso país está no ensino de uma Fatec de São Paulo, focada em gestão de negócios, inovação e marketing, que fica dentro de um prédio do Sebrae.
Nesse local, os alunos aprendem não só a teoria, mas também adquirem muitos conhecimentos com cases reais e situações cotidianas dos empreendedores. Bem legal, não é?
Quem pode procurar o Sebrae?
O Sebrae é aberto para todas as demandas dos empreendedores. Você pode procurá-lo para obter informações de como abrir o próprio negócio, para estruturar um plano de ação e também para saber sobre as documentações necessárias para montar uma empresa.
Fora isso, o Sebrae também auxilia aqueles que já estão bem estruturados e buscam soluções para maximizar o negócio, instruções de como mudar de posicionamento, dicas de estratégias de marketing, entre outras ajudas.
Agora que você descobriu o que é Sebrae, veja também o que é o Canvas Sebrae e aprenda a estruturar o seu modelo de negócio. Até a próxima!
Pretendo , montar um açougue quais são condições que vocês ofercem