Como Vender Uma Ideia Para o Seu Chefe

como vender uma ideia para seu chefe

Seja para mudar uma diretriz da empresa, pedir um aumento, mudar um projeto, pedir uma promoção, aprovar um novo método, não importa, em algum momento da sua jornada profissional você precisará convencer o seu gestor a apostar em algo de comum acordo com você. Por isso leia nosso artigo e aprenda de maneira definitiva como vender uma ideia!

Como vender uma ideia? Trabalhe ela!

Como assim? Trabalhar uma ideia? Sim, é exatamente isso! Trabalhar uma ideia consiste em estruturar ela, munindo o seu discurso contra objeções e dúvidas aparentes. Além disso, você precisa estar preparado para as “porradas do seu chefe”, ou seja, as críticas. Para isso, a melhor maneira é elaborar um discurso vencedor fortalecido com vários argumentos positivos e relevantes.

Primeiramente, tente expressar sua ideia o mais sucintamente possível, de preferência em uma frase curta. Esse será o assunto central da sua venda!

Em seguida, monte uma argumentação baseada nas vantagens da sua ideia, construindo argumentos sólidos para ela ser implementada dentro do negócio.

Por último, treine, treine e treine mais um pouco. Apresente para familiares, amigos, colegas de trabalho e tenha o discurso na ponta da língua antes de formalizar a venda para seu chefe!

Psicologia inversa

Depois de estruturar sua ideia, uma excelente forma de testá-la é usar a psicologia inversa. Como assim? Pense nos defeitos da sua ideia, os riscos caso ela seja implementada e os seus principais fatores negativos.

Uma forma excelente para você organizar esse pensamento é aplicar uma análise SWOT em sua ideia.

Mas qual é o motivo para você fazer isso? Simples, conhecendo os problemas e riscos você consegue comparar com os benefícios da ideia, entendendo se ela é viável ou não.

Entenda que muitas vezes sua ideia precisará de ajustes, e quando não, esse processo poderá fornecer insights bem bacanas para você vencer as objeções! Entendeu?

Espere o momento certo para apresentar sua ideia

Não há nada mais negativo do que como vender uma ideia, no momento errado. Análise a cultura da empresa e veja quais são os momentos mais positivos para você vender o seu propósito.

Por exemplo, durante uma reunião com clientes ou fornecedores externos pode não ser um bom momento para você tentar convencer o seu chefe, pois ele estará concentrado em outros propósitos mais importantes.

Tente marcar um horário específico para isso, em uma reunião formal ou, para o caso de companhias mais horizontais, arrisque seu discurso durante os momentos informais, como os tradicionais cafés.

Entendeu como você pode vender uma ideia para o seu chefe e se dar bem? Todos nós temos uma veia de vendedor, só precisamos treiná-la ao máximo! Gostou deste artigo? Assine a newsletter do Ignição Digital e receba esse e outros conteúdos relevantes para sua jornada empresarial!

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