Saber como abordar um cliente por telefone é uma das técnicas fundamentais para vender e lucrar mais com seu negócio. Mesmo com tanta tecnologia, esse meio de comunicação ainda se mostra o mais eficaz e prático para oferecer seus produtos e serviços.
No entanto, a popularização do telemarketing na última década fez com que ele ficasse mal visto pelos consumidores. Muitas empresas começaram a oferecer produtos e serviços mais diversos a contatos aleatórios sem nem ao menos conhecer as necessidades e perfil. Como resultado, surgiram diversas reclamações e a técnica virou motivo de chacota.
O problema não está relacionado ao telemarketing em si, mas sim a forma como ele é aplicado. As empresas que sabem como abordar um cliente por telefone usufruem de grandes ganhos, eu garanto!
Mas como abordar um cliente por telefone adequadamente?
Essa é a pergunta que todas as empresas deveriam se fazer. Com isso, procurariam formas de oferecer soluções eficazes aos seus clientes ao invés de simplesmente entrarem em contato com o preço de incomodá-los. Nesse sentido, como abordar um cliente por telefone exige:
Conhecer o perfil dos seus contatos
Como você captou os seus contatos? Isso diz muito a respeito dos gostos e comportamentos deles. Você deve conhecer o seu potencial cliente para verificar se as suas necessidades batem com as soluções que você oferece. Também vale avaliar se elas poderão ajudá-los mais para frente. Isso contribui para elaborar uma abordagem mais assertiva e perguntas certeiras e inteligentes que convencem o seu prospector a fechar negócio. Afinal, você não tem muito tempo para falar quando o contato é realizado por telefone.
O grande segredo aqui não é oferecer um objeto, mas sim uma solução. É assim que seu negócio gera valor!
Utilizar o tom correto
Pode parecer óbvio, mas muitos não pensam muito sobre isso: ao telefone, a voz é seu único instrumento de comunicação e você precisará causara boa impressão logo nos primeiros segundos de conversa. Aqui, é importante manter um discurso claro e objetivo desde o primeiro momento. Ninguém gosta de ser enrolado e você deve dar toda a liberdade do cliente decidir se quer ou não dar continuidade à chamada.
Além disso, é importante falar de forma mansa e ao mesmo tempo alegre, sempre com a tentativa de conquistar o cliente. Tenha uma postura empática a todo momento e evite discursos automáticos, usando scripts ou frases feitas como se fosse um robô.
Não pressionar
Não acredito mais no sucesso de estratégias de vendas que pressionam os clientes a fechar negócio. Sua função é apenas compreender as necessidades do seu cliente e se dispor a atendê-las de forma genuína. Isso é importante principalmente por telefone. Lembre-se de que você invadiu a vida do seu contato para oferecer algo! Por isso, não lance mão de estratégias agressivas, reativas e repetitivas.
Esses foram apenas alguns passos básicos de como abordar um cliente por telefone. Você deve apenas se inspirar neles para elaborar uma comunicação mais personalizada à sua empresa!