Não importa o ramo do seu negócio: sem estratégia de marketing, ele não terá visibilidade suficiente para atrair e encantar cada vez mais clientes. Sei também que no começo tudo é difícil; você pode até ter garra e coragem para investir na sua ideia, mas dinheiro que é necessário, somente para o essencial.
Calma! Em plena era digital, está bem mais fácil elaborar estratégia de marketing sem precisar gastar muito. Do que você vai precisar mesmo é de tempo e paciência para verificar os resultados. Quando conseguir lucros com seu negócio, pode avançar um pouco mais e investir em estratégias mais segmentadas ao seu público-alvo e com retorno mais rápido, como é o caso dos anúncios patrocinados que exigem quantia significativa do seu orçamento.
Por enquanto, pode se focar em estratégias de marketing gratuitas, ou seja, aqueles que ajudam a atrair tráfego orgânico. As principais são:
Estratégia de marketing digital
Hoje em dia, é difícil encontrar uma empresa que alcance o sucesso somente off-line. Não importa o seu ramo de atuação, seu público está na internet e você deve se aproximar dele. Caso contrário, seu concorrente o fará.
Quer uma boa notícia? Na internet, existem muitos recursos gratuitos ou de baixo custo que você pode utilizá-los para alcançar clientes em diversas regiões. Crie um site atraente, responsivo e intuitivo. Invista em um blog, no qual possa divulgar conteúdos que agreguem valor ao seu público-alvo e, obviamente, tratem de assuntos relacionados ao seu negócio. Marque presença nas redes sociais também!
Programas de fidelidade
Estratégia de marketing simples e que traz bons resultados, os programas de fidelidade são qualquer ação que ofereça bônus, brindes, pontos e outras vantagens aos clientes em troca de seu retorno ao seu estabelecimento. Posso citar, por exemplo, lojas que distribuem cartelas com determinadas quantidades de espaços que são carimbados a cada compra realizada. Quando finalizado o preenchimento, o cliente ganha desconto.
Google Places
Os clientes atuais estão sempre conectados e costumam procurar produtos e serviços ao seu redor pela internet. Por isso, cadastrar sua empresa no Google Places atrai mais consumidores por meio da geolocalização.
Marketing boca a boca
Por meio das redes sociais, sites de reclamação ou semelhantes, as pessoas dão sua opinião sobre determinada marca. Nunca o marketing boca a boca teve um alcance tão grande quanto neste momento. Para que falem bem de sua empresa, recomendem seus produtos e serviços e, principalmente, passem a amá-lo, é importante que você crie um relacionamento com seu público-alvo. O objetivo aqui é prezar pelo bom atendimento, off ou on-line para que seus clientes se sintam valorizados e repliquem o sentimento de satisfação.
Essas são algumas estratégias de marketing que não exigem grandes rombos no orçamento, mas fazem grande diferença para seu negócio. Aposte nelas! Se quiser mais sacadas assim, não deixe de assinar a nossa newsletter e receber conteúdos gratuitos que o ajudarão a alavancar seu negócio!