O nosso papo de hoje vai falar sobre o que é marketing e quais são as suas segmentações. Pois muito se ouve falar sobre marketing, mas quase não ouvimos de fato a sua definição.
Algumas pessoas, inclusive, ainda confundem o marketing com a propaganda. Apesar da disseminação de ambos nos dias atuais, vale a pena conhecer cada uma das áreas para que um marketing eficiente seja desenvolvido. Confira agora mesmo!
Afinal de contas, o que é marketing?
O marketing possui diversas definições, e talvez seja esse o motivo de tanta “confusão”. Para facilitar o entendimento sobre o que é marketing, vou começar com a definição segundo o Dicionário Aurélio: “Processo usado para determinar que produtos ou serviços possam interessar aos consumidores”.
Com essa informação, já é possível ter uma ideia sobre o que o marketing trata. Mas é claro que tudo mudou e, hoje em dia, o marketing recebeu não somente outras definições como também evoluiu e conquistou novos patamares.
O marketing manipula as atividades que serão aplicadas no desenvolvimento e venda de produtos ou serviços. Ou seja, é ele quem entende as necessidades de um determinado nicho de mercado, transfere essas necessidades para a produção e quando o produto/serviço está desenvolvido, ele vende para o cliente com diversos auxílios.
Em outras palavras, marketing é o planejamento estratégico que tem como objetivo principal unir compradores e vendedores para que as trocas sejam vantajosas para ambos.
Segmentações do marketing
Sabemos que o marketing é uma área que cresce cada vez mais e, por isso, é comum que ele seja estudado e reinventado sempre. A intenção principal é fazer com que ele evolua conforme as necessidades do negócio e é justamente por causa disso que as estratégias são divididas em segmentos.
A seguir, veja os principais segmentos do marketing e a importância de cada um deles para a empresa.
Marketing de Relacionamento
Provavelmente você já deve ter ouvido essa expressão alguma vez. O Marketing de Relacionamento é a estratégia que cria uma relação fiel entre o cliente e a empresa, fazendo o cliente se tornar um fã, a ponto de disseminar a marca para amigos, parentes, conhecidos etc.
Marketing Digital
Um dos mais conhecidos tipos de marketing, o Marketing Digital é, resumidamente, a promoção de produtos ou serviços por meio das mídias sociais. Ou seja, ele é a junção de atividades que uma empresa usa para atrair novos negócios, criar relacionamentos e desenvolver a autoridade da marca.
Inbound Marketing
Antigamente, era comum que o marketing da empresa fosse desenvolvido por pesquisas genéricas de público-alvo. Hoje em dia, o Marketing Digital tem praticamente essa mesma base, mas de uma forma muito mais profunda.
O que eu estou querendo dizer é que o Inbound Marketing capta clientes por meio do interesse real das pessoas. Portanto, ele identifica necessidades, dores e desejos para mostrar autoridade em solucionar todas essas questões. Nesse processo, podemos incluir o trabalho em mídias sociais, SEO e Marketing de Conteúdo.
Marketing de Conteúdo
E por falar nele, o Marketing de Conteúdo fica dentro do Inbound Marketing e é usado como uma ferramenta para atrair o público para ficar ainda mais perto da sua marca. Com ele, você oferece materiais informativos de qualidade que ajudam a solucionar o problema da persona.
Como eu disse lá no início dessa conversa, o marketing possui diversas definições e abrange diversas áreas. Eu elenquei somente as principais, mas ainda temos o Marketing Internacional, Marketing de Fidelização, Marketing Viral, Endomarketing, Marketing de Resposta e outros tipos que vão ficar para um próximo bate-papo. Combinado?
Gostou de saber um pouco mais sobre o que é marketing e as segmentações que ele abrange? Deixe a sua resposta nos comentários!
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