Seja durante uma venda, ao redigir um e-mail, em uma reunião com o chefe, ao criar um anúncio para sua campanha, na entrevista de emprego ou em uma conversa com filhos. Não importa, durante vários momentos de sua vida você terá de convencer alguém e com certeza esse processo será pautado em técnicas de argumentação. Saiba mais sobre elas a seguir.
Você já ouviu falar em PNL (Programação Neurolinguística)? Essa ciência explora o campo da nossa comunicação e como reagimos aos estímulos dela. E uma de suas constatações é a eficiência usando as técnicas de argumentação do espelho.
Os humanos, por natureza, buscam padrões próximos aos seus gostos e estilos. Logo, se durante a negociação, você usar técnicas de argumentação que “agradem o cliente”, suas chances de sucesso serão maiores. Por isso, seja um espelho para o cliente.
Se ele gosta de falar rápido, acompanhe o seu ritmo. Se ele usa a linguagem em forma erudita, acompanhe o seu linguajar. Se ele gosta do tom informal, deixe ele a vontade. Se ele respira calmamente entre as frases, não acelere seu ritmo e assim sucessivamente.
Dentre as técnicas de argumentação, a associação é uma das mais tradicionais! Nela você associa o produto, serviço ou situação à coisas boas, dando exemplos tangíveis ligados ao benefício do convencimento da pessoa.
Por exemplo, para vender uma moto Harley Davidson para um pai de família, dê a ele a conotação de que “a moto será como a sensação do nascimento do seu primeiro filho, felicidade pura!”. Claro, esse é um exemplo raso, mas caberá a você criar ligações estratégicas e eficientes!
Você já deve ter ouvido a frase “contra fatos não há argumentos”, não é? E se você juntasse o poder dos argumentos com os fatos?
Algumas pessoas precisam “ver para crer”, ou seja, ter provas concretas de que aquilo é bom. Por isso existem os test drives, provadores, degustação grátis, etc. Além de tudo isso, apresente gráficos, pesquisas e dê base para todos os seus argumentos.
Conheça também a técnica de argumentação para suas comunicações escritas rapport.
Você gostou dessas técnicas? Com elas a sua argumentação será mais assertiva e terá um efeito positivo na mente do cliente. Nunca negocie no escuro, utilize técnicas para garantir sua efetividade!
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