Saber como montar um negócio com pouco dinheiro demanda planejamento e bom conhecimento de mercado. Isso permite identificar as tendências para investir nas mais assertivas. Vendo o cenário de 2017, as minhas sugestões de ideias boas e baratas são as seguintes:
Comida artesanal (e saudável)
As pessoas estão mais seletivas ao escolherem o que colocam no prato. Por isso, investir em negócios que ofereçam alimentação nutritiva e, ao mesmo tempo, saborosa é uma excelente aposta.
Agora é momento de fazer aquela sua receita especial virar negócio. Temperos e molhos caseiros, doces fits, óleos vegetais, entre outros são excelentes opções. A ideia aqui é repaginar alimentos, produzi-los com ingredientes que ajudem no bom funcionamento do organismo e sem adição de outros que prejudicam a saúde. Dê asas à imaginação!
Mas para começar a investir no negócio, conheça melhor os critérios sanitários vigentes. Utilize ingredientes de qualidade e frescos para evidenciar que sua produção é efetivamente artesanal. Você pode oferecê-los em restaurantes, mercados, padarias, entre outros estabelecimentos locais.
Reparos
Se você tem habilidade para consertos, sugiro que monte um negócio de reparos. Em plena crise econômica, as pessoas preferem reutilizar móveis, eletrônicos, bicicleta e outros a comprar novos. Você não precisará de investimentos altos e pode fazer o serviço num espaço em casa ou a delivery.
Mercado pet
Segundo dados recentes do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), 44,3% dos lares brasileiros têm pelo menos um cachorro e 17,7%, ao menos um gato. Esses números mostram o mercado pet como promissor para quem quiser investir. As pessoas consideram seus animais como membros da família, o que amplia mais o leque de produtos e serviços que você pode oferecer.
Muitas dessas opções possuem baixo investimento e retorno garantido. Se você adora animais, por exemplo, pode se dedicar a cuidar deles. Você pode oferecer o serviço por períodos, como diária, mensal ou mesmo por algumas horas.
Designer de flores
Se você adora flores e tem bom senso estético, ser designer de flores pode proporcionar ótimos resultados. A principal atribuição desse profissional é fazer arranjos, buquês e coroas, que são usados em diversas situações. Você pode lucrar oferecendo os produtos como presentes e objetos decorativos ou firmar parcerias com empresas de eventos e funerárias. Esse é um grande exemplo de como montar um negócio com pouco dinheiro, já que exige pouco investimento e a montagem pode ser feita na sua casa.
Espero que esta sacada tenha o ajudado a encontrar o melhor negócio para começar a empreender. Fique conosco e confira mais dicas para alavancar sua empresa.