Se você tem uma loja virtual e sabe da importância do marketing digital para manutenção do seu negócio, muito provavelmente já ouviu falar em leads, certo? Termo em inglês, refere-se às pessoas que ainda não compraram seus produtos/serviço. Mas o fato de elas terem chegado até seu site revela que elas têm interesse na oferta, por isso são consideradas potenciais clientes. Acho isso deixa clara a importância de aprender como gerar leads para e-commerce.
Bem, mas aprender como gerar leads para e-commerce é outra história. Mais do que conhecimento, exige entender exatamente o que atrai as pessoas para seu site. Com tantas opções no comércio eletrônico, é necessário ter um diferencial para se destacar perante a concorrência e que desperte o interesse do público-alvo. Mercadorias de qualidade e exclusivas fazem parte, mas podem ser encontradas em outros lugares. Então, o que as pessoas buscam? Conteúdo relevante!
Você pode produzir e-books, newsletter, vídeos, artigos, entre outros que ofereçam informações relacionadas a seu ramo de atuação e, ao mesmo tempo, agreguem valor à vida do público que deseja atingir. Mas como gerar leads para e-commerce com isso?
Anote as técnicas de como gerar leads para e-commerce
Para ter acesso aos conteúdos, você deve solicitar que sua audiência faça um cadastro. Se ele der autorização para entrar em contato, a partir desse momento começa a ser denominado como lead. Você pode começar um relacionamento mais próximo com seu prospect e ajudá-lo a encontrar soluções oferecidas pelo seu negócio às suas necessidades. Em outras palavras, o encaminhará à primeira compra em sua loja virtual – processo conhecido como conversão.
No entanto, antes de obter vendas, é importante investir em estratégia eficaz para gerar leads, cuja parte fundamental é atrair as pessoas e demonstrar a elas que sua empresa oferece valor. Como fazer isso? Pelas técnicas abaixo:
Ofereça conteúdo de qualidade
Em plena era digital, oferecer conteúdo não é suficiente. É necessário disponibilizar informações efetivamente relevantes para despertar o interesse dos usuários em preencher o cadastro. Fazer um blog com publicações regulares é uma excelente estratégia. Nos seus posts, você pode convidar os leitores a assinar sua newsletter. Mais um opção: elaborar e-books a partir de assuntos que se destaquem para disponibilizar o download em troca de dados.
Troque vantagens exclusivas pelo cadastro
Outra forma de gerar leads para e-commerce é oferecer vantagens exclusivas para quem se cadastrar. Pode ser, por exemplo, o acesso a uma página de descontos em troca do nome e e-mail. Vales e cupons promocionais também são formas de obter o cadastro.
Use as redes sociais
A interação nas redes sociais é bem maior e você pode utilizá-la para conquistar leads. Recomendo apostar em concursos ou outras campanhas do tipo cuja participação exijam o cadastro dos interessados.
Elabore formulários simples
Os formulários devem ser simples e intuitivos para facilitar o preenchimento. Se o cadastro demandar muito tempo para ser realizado, as chances dos usuários desistirem aumentam significativamente. Por isso, peça apenas informações necessárias.
Invista em pop-ups – do jeito certo!
Convidar o usuário a fornecer seu contato em troca de algo por meio dessas janelas logo que ele abre a página é uma forma de gerar leads no e-commerce. Mas é importante deixar o botão de fechar (X) sempre à mostra para não irritar o cliente e fazê-lo desistir de navegar no site.
Existem diversas outras técnicas de como gerar leads para e-commerce. Quanto mais valor e diferenciais elas oferecerem, mais chances você terá de conseguir contatos. O que não vale é comprar leads, viu? Isso porque grande parte dessas pessoas não têm interesse naquilo que você oferece e prejudica as suas estratégias.