Possivelmente você já viu alguma campanha de crowdfunding passando pelas suas redes sociais. Pode ser que não soubesse do que se tratava, mas esse tipo de atividade tem se tornado cada vez mais comum. Quer descobrir o que é crowdfunding e como isso pode ser útil para o seu negócio? Então leia este artigo até o final!
Afinal, o que é crowdfunding?
De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE), o número de brasileiros que empreendem não para de crescer. No entanto, eu e você sabemos que as estatísticas poderiam ser ainda mais positivas se houvesse mais investimento. Imagine quantas ideias excepcionais não saem do papel por falta de verba? Ou quantos produtos surpreendentes jamais serão lançados pelo mesmo motivo?
“Erico, por que você está falando disso? Cadê a resposta para o que é crowdfunding?”. O motivo é bem simples: há uma relação bem próxima entre empreendedorismo e — olha só a definição que você esperava! — esse tipo de financiamento coletivo.
O crowdfunding abriu um leque de possibilidades para quem tem boas ideias mas não tem verba própria, não consegue encontrar patrocínio ou ainda angariar dinheiro por meio de leis de incentivo. Esse modelo diferente de conseguir recursos é perfeito para desenvolver e criar ideias que têm apelo e conquistem um grande número de pessoas.
E como funciona o crowdfunding?
O sucesso do crowdfuning se dá por uma sacada simples. Você permite que pessoas que admiram o seu trabalho se sintam parte importante de um novo negócio, produto ou na elaboração de um serviço.
Além disso, todo pessoa que colabora ganha uma recompensa pela ajuda. Pode ser um brinde, um desconto, uma amostra do produto, dentre várias outras opções.
Como conseguir sucesso no crowdfunding?
Ser um empreendedor de sucesso é uma tarefa que demanda tempo, planejamento e muita atenção. Algumas das palavras que vocês mais me ouvem dizendo nos vídeos e que mostram que não existe fórmula mágica para ser bem-sucedido.
O crowdfunding pode dar aquela forcinha que antes era penosa para conseguir. É mais uma coisa que a internet facilitou, já que agora milhares de pessoas podem ter acesso e alavancar um projeto. Porém, para conseguir alcançar o montante necessário, é preciso trabalhar muito.
Por isso eu digo que é preciso que você saiba bem como vender seu projeto para ter sucesso no financiamento coletivo.
Vendendo a sua ideia
Conseguir colaboradores para financiar sua ideia é como vender um produto sem vender. O ideal é cativar as pessoas tendo bons conteúdos para incentivar o financiamento. Pode ser vídeo no YouTube, conteúdo no blog ou ainda post nas redes sociais. Procure canais com alta audiência, conheça bem o seu público-alvo e faça com que ela saia do papel!
Agora que já sabe o que é crowdfunding e como usá-lo a favor dos seus negócios, que tal ler também sobre o que é um investidor anjo? Pode ser outra opção para fazer seu lançamento!