Não sei se você sabe, mas o Brasil já lidera o ranking de países com maior número de empreendedores e de acordo com o Estudo Global Entrepreneurship Monitor (GEM), a cada 10 brasileiros, 3 já são empreendedores.
No entanto, mesmo com os altos números e uma taxa de empreendedores superior a 30% da população, sabemos que nem sempre esses negócios conseguem sobreviver aos primeiros anos ou se manterem sempre em constante crescimento. Isso porque, na maioria dos casos, falta capacitação para estimular o crescimento.
A Empretec nasceu, exatamente, para te ajudar nesse quesito.
Afinal, o que é a Empretec?
A Empretec é uma metodologia de formação de empreendedores da Organização das Nações Unidas (ONU) que estimula características essenciais aos empreendedores em 34 países diferentes. O objetivo é que quem participe dos seminários, que duram uma semana, possam ter auxilio para identificar oportunidades de negócio.
No Brasil, a Empretec é fruto da parceria entre o Programa das Nações Unidas para Desenvolvimento, o Sebrae, a Agência Brasileira de Cooperação do Ministério das Relações Exteriores e a Conferência das Nações Unidas sobre Comércio e Desenvolvimento.
Como funciona?
O programa acontece com seminários intensos durante uma semana, na qual profissionais capacitados te ajudam a entender alguns comportamentos pessoais, como assumir riscos calculados, te capacitam na solução de problemas e ainda avaliam as oportunidades do setor e o planejamento realizado para crescer.
Isso significa que você terá, em um único lugar, as chances de escutar cases de sucesso, conhecer pessoas que já superaram as adversidades e evoluir com rapidez para gerenciar ou criar de maneira mais focada o seu empreendimento.
Dúvida da eficácia da Empretec? Uma pesquisa realizada pelo Sebrae mostrou que mais da metade dos participantes dos seminários dizem se sentir mais seguros depois das palestras, 31% melhoraram a capacidade de escrever seus planos de negócios e mais de 71% deles notaram crescimento em suas corporações. Em valores, a mesma pesquisa mostrou que o crescimento médio de quem participa do Empretec é de R$ 24,6 mil mensais.
O evento acontece há mais de 20 anos e permite que você realize mudança imediatas em seu negócio logo após a conclusão do programa. Ao todo, a instituição quer capacitar, até o final de 2017, mais de 300 mil empreendedores, que poderão entregar o melhor para o seu negócio.
Se você também quer se habilitar, pode acessar o site do PNUD e encontrar o calendário do programa. Além disso, continue lendo nossos artigos e recebendo sacadas que te ajudarão a crescer.
Quero mais aprofundar sobre o conteúdo.