Com cada vez mais opções disponíveis, não é nada fácil escolher uma plataforma para e-commerce, certo? Mas não precisa desesperar! Com esse artigo pretendo deixar o mais claro possível o que considero mais importante na hora de tomar essa decisão.
Pense em longo prazo!
Vamos começar do começo: a escolha da plataforma para e-commerce vai variar de acordo com os objetivos e expectativas específicos de cada negócio. Pode parecer óbvio, mas é importantíssimo que você entenda que tão relevante quanto saber suas prioridades é pensar em longo prazo.
Para não se arrepender, o melhor que você pode fazer é procurar por uma plataforma que atenda às suas necessidades atuais e futuras. Pense comigo: e se sua empresa crescer exponencialmente nos próximos meses? E se a demanda subir muito? E nas datas comemorativas, será que a plataforma vai aguentar os acessos? É importante ver mais longe e, mais ainda, projetando sucesso!
Custo x Benefício
Para quem está começando ou tem uma loja virtual de pequeno porte, uma plataforma de baixo custo – ou até mesmo gratuita -, mais simples e intuitiva pode ser a melhor opção, mas não adianta pensar apenas com o bolso. Mais uma vez: meça suas prioridades e pense em longo prazo.
A melhor plataforma é aquela que atende às necessidades da sua empresa, por isso é importante organizar uma lista com as características mais importantes para o sucesso do seu negócio.
Dicas essenciais para a escolha da plataforma para e-commerce
Para ajudar ainda mais na hora da tomada de decisão, levantei algumas questões que considero importantíssimas e que devem ser levadas em conta na hora de escolher uma plataforma para e-commerce.
- O custo cabe no orçamento?
- A plataforma tem tradição/é reconhecida?
- Como é a avaliação de quem usa ou já usou a plataforma?
- Existe a possibilidade de customização da interface? E da estrutura HTML/CSS?
- Como são as ferramentas de gestão/painel de controle?
- São oferecidos relatórios gerenciais? Eles são personalizáveis?
- Existem recursos de segurança como SSL e sistema antifraude?
- Há estrutura para implementação de SEO?
- O suporte técnico é eficiente? O atendimento atenderá às suas necessidades?
- Existe integração com sistemas de banco e Correios?
- São muitas as opções de pagamento oferecidas?
- Há integração com redes sociais?
- A plataforma é compatível com os principais navegadores? É responsiva?
- Existe possibilidade de exportação de dados ao migrar para outra plataforma?
Se você souber pesar essas e outras variáveis que possam ser levantadas, as respostas vão formar a estrada de tijolos amarelos rumo à escolha mais acertada de plataforma para e-commerce. Tome todo o tempo necessário, porque essa decisão influencia diretamente nos seus resultados, podendo aumentar ou diminuir o ticket médio e a taxa de conversão da sua loja.
E aí, gostou do artigo? Então assine a newsletter para receber excelentes conteúdos em primeira mão!
Moro no Exterior e estou trabalhando para iniciar um e-commerce na Europa. A FL servirá para mim? Preciso iniciar do ponto ZERO a minha caminhada neste segmento.
Grato.