A confusão entre os termos propaganda e publicidade não é de hoje. Muitos profissionais da área do marketing, bem como estudantes de comunicação, também costumam dizer que os dois termos têm o mesmo significado. Porém, ambas devem ser analisadas sob aspectos da etimologia, conteúdo e forma.
Para esclarecer, de uma vez por todas, o artigo de hoje falará sobre:
Muito se fala sobre a real diferença entre propaganda e publicidade. Inclusive, é a dúvida da maioria dos estudantes do curso. Embora os dois termos tem como objetivo informar/comunicar algo, há sim diferenças e a principal delas está no fato de uma ser gratuita e a outra não.
A publicidade não é gratuita, de modo que é paga pelos promovedores, isto é, pelos meios de comunicação e recursos utilizados. Ela é dirigida aos públicos, tem fins comerciais e prega alguns valores primordiais, como conforto, saúde, bem-estar, beleza, qualidade de vida e tudo o mais que envolva o comportamento de consumo.
Portanto, podemos definir a publicidade como a interação entre marcas e seus consumidores, com o objetivo final de vender.
Já a propaganda é gratuita e tem caráter ideológico. Anúncios sobre política, governamentais e de saúde pública, por exemplo, se encaixam neste quesito. O objetivo não são vendas, mas sim, informar a sociedade de algum assunto específico.
Do latim “publicus”, a publicidade é uma maneira de tornar algo ou alguma coisa pública, podendo ser feita com ou sem fins lucrativos. Ela é voltada para a comunicação comercial e faz uso dos meios de entretenimento, como rádio, revista, jornal, redes sociais e televisão, para chamar a atenção e se comunicar com o público.
Por ser um recurso do marketing, a publicidade é muito estruturada, por isso, pode ser difundida por diversos meios de comunicação. Quando uma personalidade está constantemente na mídia, por exemplo, dá-se o nome desse fenômeno de publicidade.
A palavra propaganda vem de “propagar” e multiplicar. Ou seja, podemos entendê-la como uma forma de estender e ampliar a comunicação independentemente do objetivo: ideia, crença, propaganda comercial, etc.
A propaganda é um instrumento usado para a persuasão de ideias podendo ser ideológica ou não. Ela é praticada pela liberdade de expressão do emissor e sua principal função é anunciar sobre a existência de um problema, qualidade de um produto, iminência de um tema, entre outros pontos.
Ao contrário da publicidade, a propaganda é gratuita. Além disso, é ideológica, pois permite que o conteúdo seja dirigido com:
Portanto, a principal intenção da propaganda é, sobretudo, a busca pela sensibilidade, propagar a informação e alertar a sociedade sobre um determinado tema.
Agora que você já sabe os conceitos e as diferenças entre propaganda e publicidade, veja como aplicar cada uma na sua estratégia de negócio:
Como você viu, a publicidade faz parte do marketing e tem, na maioria das vezes, a intenção de vender para o público que está sendo destinada. Para isso, é necessário muito planejamento estratégico para focar o esforços e atingir o objetivo com a publicidade.
É importante saber que ela está diretamente ligada ao mercado, portanto, se você não conhece seu público-alvo e/ou não sabe o perfil do seu consumidor, não tem como fazer publicidade.
Entre as estratégias mais utilizadas estão:
A propaganda tem caráter ideológico e não comercial. Por isso, é permitido que seja destinada às:
Podemos definir, então, que a publicidade é parte do marketing e da mídia de consumo, com o objetivo de comunicar, entreter e, por vezes, vender ao público-alvo destinado. Já a propaganda, é de caráter ideológico e tem como finalidade informar, sem fins lucrativos.
Agora que você já sabe a diferença entre propaganda e publicidade, continue acompanhando o portal Ignição Digital. Fique sempre por dentro dos principais assuntos do Marketing Digital!
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