A confusão entre os termos propaganda e publicidade não é de hoje. Muitos profissionais da área do marketing, bem como estudantes de comunicação, também costumam dizer que os dois termos têm o mesmo significado. Porém, ambas devem ser analisadas sob aspectos da etimologia, conteúdo e forma.
Para esclarecer, de uma vez por todas, o artigo de hoje falará sobre:
- – a diferença entre propaganda e publicidade;
- – o que é propaganda;
- – o que é publicidade;
- – como aplicar uma e outra.
Afinal, qual a diferença entre propaganda e publicidade?
Muito se fala sobre a real diferença entre propaganda e publicidade. Inclusive, é a dúvida da maioria dos estudantes do curso. Embora os dois termos tem como objetivo informar/comunicar algo, há sim diferenças e a principal delas está no fato de uma ser gratuita e a outra não.
A publicidade não é gratuita, de modo que é paga pelos promovedores, isto é, pelos meios de comunicação e recursos utilizados. Ela é dirigida aos públicos, tem fins comerciais e prega alguns valores primordiais, como conforto, saúde, bem-estar, beleza, qualidade de vida e tudo o mais que envolva o comportamento de consumo.
Portanto, podemos definir a publicidade como a interação entre marcas e seus consumidores, com o objetivo final de vender.
Já a propaganda é gratuita e tem caráter ideológico. Anúncios sobre política, governamentais e de saúde pública, por exemplo, se encaixam neste quesito. O objetivo não são vendas, mas sim, informar a sociedade de algum assunto específico.
O que é publicidade?
Do latim “publicus”, a publicidade é uma maneira de tornar algo ou alguma coisa pública, podendo ser feita com ou sem fins lucrativos. Ela é voltada para a comunicação comercial e faz uso dos meios de entretenimento, como rádio, revista, jornal, redes sociais e televisão, para chamar a atenção e se comunicar com o público.
Por ser um recurso do marketing, a publicidade é muito estruturada, por isso, pode ser difundida por diversos meios de comunicação. Quando uma personalidade está constantemente na mídia, por exemplo, dá-se o nome desse fenômeno de publicidade.
O que é propaganda?
A palavra propaganda vem de “propagar” e multiplicar. Ou seja, podemos entendê-la como uma forma de estender e ampliar a comunicação independentemente do objetivo: ideia, crença, propaganda comercial, etc.
A propaganda é um instrumento usado para a persuasão de ideias podendo ser ideológica ou não. Ela é praticada pela liberdade de expressão do emissor e sua principal função é anunciar sobre a existência de um problema, qualidade de um produto, iminência de um tema, entre outros pontos.
Ao contrário da publicidade, a propaganda é gratuita. Além disso, é ideológica, pois permite que o conteúdo seja dirigido com:
- – valores morais;
- – valores religiosos;
- – crenças;
- – valores culturais;
- – propagações políticas.
Portanto, a principal intenção da propaganda é, sobretudo, a busca pela sensibilidade, propagar a informação e alertar a sociedade sobre um determinado tema.
Como aplicar cada uma?
Agora que você já sabe os conceitos e as diferenças entre propaganda e publicidade, veja como aplicar cada uma na sua estratégia de negócio:
Para trabalhar com a publicidade
Como você viu, a publicidade faz parte do marketing e tem, na maioria das vezes, a intenção de vender para o público que está sendo destinada. Para isso, é necessário muito planejamento estratégico para focar o esforços e atingir o objetivo com a publicidade.
É importante saber que ela está diretamente ligada ao mercado, portanto, se você não conhece seu público-alvo e/ou não sabe o perfil do seu consumidor, não tem como fazer publicidade.
Entre as estratégias mais utilizadas estão:
- – publicidade de produto: esse tipo de publicidade tem a ideia de promover um produto no mercado, destacando seus diferenciais e benefícios em relação aos concorrentes;
- – publicidade de serviço: similar ao de produto, porém, com a diferença que foca em serviço, ou seja, serviços de internet, telefonia, entre outros;
- – publicidade de promoção: envolve todos os meios de comunicação, como televisão, rádio e redes sociais, por exemplo, para entreter e divulgar marcas, produtos e serviços. Você não necessariamente precisa usar apenas uma mídia para divulgação e, sim, fazer um compilado de várias;
- – publicidade comparativa: no Brasil não é permitido fazer explicitamente comparação entre os concorrentes de mercado, porém, você pode enaltecer os seus principais benefícios e dizer porque seu público deve escolher seu produto e não o concorrente, de forma indireta, é claro.
Para trabalhar com a propaganda
A propaganda tem caráter ideológico e não comercial. Por isso, é permitido que seja destinada às:
- – instituições partidárias: para fazerem propagandas eleitorais e divulgar ideias de partidos e políticos, com a intenção de persuadir sobre uma linha ideológica;
- – instituições religiosas: com a ideia de propagar a mensagem e conquistar novos fiéis;
- – instituições governamentais/municipais: não deixa de ser política, mas pode ter o foco em campanha de conscientização, como saúde ou educação, por exemplo.
Conclusão
Podemos definir, então, que a publicidade é parte do marketing e da mídia de consumo, com o objetivo de comunicar, entreter e, por vezes, vender ao público-alvo destinado. Já a propaganda, é de caráter ideológico e tem como finalidade informar, sem fins lucrativos.
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Gostei muito do artigo!!!