Você sabe o que é balanço patrimonial? Todo empresário já ouviu falar, até por ser um item obrigatório para a continuidade do funcionamento de uma empresa, mas muitos não entendem como esse balanço é feito ou o que ele realmente representa. Se esse é o seu caso, então continue lendo e tire todas as duas dúvidas!
Afinal, o que é balanço patrimonial?
Respondendo objetivamente o que é balanço patrimonial, posso dizer que é uma demonstração contábil que tem o objetivo de evidenciar de forma quantitativa e qualitativa a posição patrimonial e financeira de uma empresa em uma determinada data. Normalmente essa atividade é realizada com intervalos de um ano, no final ou começo do ano, quando todos os fatos contábeis já foram contabilizados.
Entendeu? Eu explico melhor: o balanço patrimonial é um documento que apresenta as entradas e os gastos, com seus respectivos “nomes” (qualitativo) e valores (quantitativo), de uma empresa em um determinado período, deixando clara a situação financeira da empresa.
Ufa! Acho que agora ficou mais claro. Ah, é necessário também, inclusive determinado pela Lei 6404/76, que os valores do balanço anterior de cada item também sejam apresentados, o que facilita a observação da evolução das contas da empresa e o planejamento de ações futuras.
Agora que todos fomos formalmente apresentados, o restante do texto vai fluir mais facilmente!
Como é um Balanço Patrimonial?
O balanço patrimonial deve ser dividido em duas colunas, que, como foi determinado por convenção, deve apresentar do lado esquerdo o Ativo e do lado direito o Passivo e o Patrimônio Líquido. As contas devem ser agrupadas, para facilitar a análise, e colocadas em ordem de situação de liquidez. Ou seja, as que se “transformam” mais rapidamente em dinheiro devem ser apresentadas primeiro.
Ativo
São bens, direitos e outras aplicações de recursos da empresa. Lembrando que é necessário especificar qualitativamente cada componente e indicar o seu valor.
Passivo
São as obrigações ou dívidas com terceiros. Também devem ser especificadas a natureza e o valor de cada item.
Patrimônio Líquido
São as obrigações com a própria empresa. Alguns exemplos são os recursos investidos por acionistas ou pelos próprios sócios e as reservas de lucros. Assim como o Ativo e o Passivo, deve ser apresentado qualitativa e quantitativamente.
Para a contabilidade da empresa ser considerada balanceada, o total do Ativo deve ser igual à soma do Passivo com o Patrimônio Líquido.
Utilidade do Balanço Patrimonial
Além da utilidade óbvia de estar dentro da lei, o balanço patrimonial tem também outras serventias, como:
- deixar clara a situação financeira da empresa;
- compreender de onde vêm e para onde vão os recursos;
- facilitar a observação da evolução das contas;
- facilitar o planejamento de ações futuras;
- fornecer informações úteis aos stakeholders.
Recomendo também a leitura do meu artigo sobre como fazer balanço patrimonial para a minha empresa. Caso ainda fique com dúvidas, consulte o seu contador! E, para receber em primeira mão mais conteúdos relevantes como este, inscreva-se na newsletter do Ignição Digital. É só deixar o seu e-mail no campo destacado no topo da página.