Se você, empresário, investe em Marketing Digital, você espera ver resultados, certo? Esse é o grande diferencial do Marketing Digital: a possibilidade de mensurar resultados. Uma forma de acompanhar como as campanhas estão performando e quais estão gerando mais tráfego no site é o URL Builder.
Essa ferramenta cria parâmetros de rastreamento, gerando URLs rastreáveis que apontam, entre outras coisas, a origem da visita (sites de busca, redes sociais, email, etc). Quando um usuário clica no link rastreável, os parâmetros são enviados para o Google Analytics, que coleta os dados, os processa e gera relatórios. Outros dados possíveis de serem rastreados são o nome da campanha e as palavras-chave usadas. Quer forma melhor de mensurar resultados e melhorar as iniciativas?
Como funciona o URL Builder
Vamos aprender como usar essa ferramenta maravilhosa que coleta dados tão importantes? Usando o Campaign URL Builder do Google Analytics é bem fácil criar uma URL rastreável, mas você também pode usar outro criador de URLs que permita inserir os valores dos parâmetros – existe um de Android, um de iOS, um do Facebook, entre outros – ou fazer manualmente.
E o que são parâmetros?
Os parâmetros são como “etiquetas” que você pode usar para marcar a URL, identificando dados que considera importantes. Existem cinco parâmetros que você pode adicionar aos seus URLs: origem (utm_source), mídia (utm_medium), campanha (utm_campaign), palavra-chave (utm_term) e conteúdo (utm_content).
Se você tiver interesse em aprender a codificar manualmente, acompanhe esses 7 passos simples para criar a sua URL rastreável:
1. Separe corretamente
Os parâmetros de um URL não são separados por espaços, mas por pontos de interrogação. Já o que separa um parâmetro de seu valor é o sinal de igual e cada par de parâmetro e valor deve ser separado por um “&”.
2. Cuidado com maiúsculas e minúsculas
O Google Analytics diferencia maiúsculas e minúsculas, portanto vai interpretar como duas fontes diferentes se você escrever “utm_source=facebook” e “utm_source=Facebook”. Muito cuidado!
3. Parâmetro Origem
Identificado como “utm_source”, esse parâmetro é o que indica a origem da visita, se foi de um site parceiro, uma rede social específica, um email. Para ter dados mais exatos, não use, por exemplo, “utm_source=redesocial”, especifique usando um parâmetro para cada rede social.
4. Parâmetro Mídia
Identificado como “utm_medium”, esse parâmetro indica a mídia onde a pessoa clicou para chegar até o seu site, como banner, newsletter, peça, etc.
5. Parâmetro Campanha
Identificado como “utm_campaign”, esse parâmetro indica o nome da campanha ou do produto.
6. Parâmetro Palavra-Chave
Identificado como “utm_term”, esse parâmetro, ao contrário dos três primeiros, é opcional e indica a palavras-chave
7. Parâmetro Conteúdo
Identificado como “utm_content”, esse parâmetro também é opcional e é usado para diferenciar conteúdos semelhantes ou links dentro de um mesmo anúncio. Pode ser bastante útil quando um mesmo email tem mais de um call to action e em testes A/B.
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