CMO é a sigla para o termo em inglês Chief Marketing Officer, que é a função do diretor de marketing. Ele é o responsável pelo gerenciamento de todas as ações mercadológicas da empresa. Para entender com clareza o que é CMO, é preciso primeiramente compreender o conceito de marketing e como ele vem se atualizando com o tempo.
O que é CMO?
O CMO é um dos cargos mais estratégicos e importantes da organização, já que é o próprio departamento de marketing o responsável por planejar e aplicar todas as ações que visam atrair e reter os clientes, além de aumentar a fatia de mercado das empresas. Sem esse processo, as empresas dificilmente conseguiriam se tornar conhecidas e não se destacariam das concorrentes.
Além de conhecer de forma profunda o universo do Marketing, o CMO também precisa ter visão sistêmica para entender todos os processos designados à gestão. Desse modo, as ações estarão sempre alinhadas aos objetivos de longo, médio e curso prazo.
Quais são as atividades desempenhadas por um CMO?
Agora que você já sabe o que é CMO, vamos ver as principais atividades desempenhadas por esse profissional.
Ele responde ao CEO da empresa e seu trabalho atua principalmente na escala executiva. Ou seja, no desenvolvimento de novos produtos, serviços e projetos que possam ajudar a empresa a crescer e se desenvolver cada vez mais. Além dessas ações, deve promover a boa imagem da organização em que trabalha para que ela tenha um destaque adequado no mercado em que atua.
No caso de empresas que fazem negócios on-line, o trabalho é um tanto mais intenso, já que o profissional de CMO deve também alinhar a imagem que a empresa mostra no ambiente digital com a imagem que ela transmite fisicamente.
O CMO trabalha não somente pela perspectiva comercial, como também pela institucional, já que o principal intuito é unir todas as estratégias possíveis para que o negócio tenha sempre visibilidade e credibilidade. Fatores esses que refletem no sucesso das organizações.
Quais habilidades o profissional CMO deve ter?
Algumas habilidades são essenciais para o que profissional CMO desempenhe sua função com cada vez mais excelência. São elas:
- ótima comunicação verbal e escrita;
- possuir intuição criativa;
- habilidade em analisar dados, relatórios, resultados e fazer otimizações com base nos dados levantados;
- assumir postura de líder, além de inspirar equipes com diversos perfis;
- dominar ferramentas e cumprir prazos, entre outras.
Agora que você já sabe o que é CMO, sabe que ele tem papel importante na estratégia de qualquer empresa. Além de ser responsável pela imagem da organização, ele aumenta a competitividade do negócio e maximiza sua lucratividade.
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