Como você tem usado as estratégias de marketing na sua empresa? Saiba que elas são ideais para alavancar o seu negócio. Isso porque, acima de tudo, as estratégias englobam técnicas e maneiras de atingir determinados objetivos que, consequentemente, ajudarão seu negócio a obter mais visibilidade, vender mais, captar clientes, entre outros.
Sabendo disso, neste artigo vamos mostrar:
- – o que são estratégias de marketing;
- – como definir as personas de um negócio;
- – 5 de exemplos de estratégias de marketing infalíveis.
O que são estratégias de marketing?
Engana-se quem tem a visão de que o marketing deve vender a qualquer custo. Na verdade, as estratégias de marketing são pensadas para atrair possíveis consumidores.
E como utilizá-las? Antes de mais nada, as estratégias são um conjunto de ideias e ações que contam com objetivos específicos e analisam as personas (possíveis perfis de consumidores) do seu negócio para conseguir atingir quem realmente é o seu público-alvo.
Afinal, não adianta nada elaborar ações incríveis e dispará-las para qualquer perfil de consumidor.
Como criar uma persona assertiva?
Para criar uma persona, isto é, o perfil do cliente ideal do seu negócio, é preciso alguns estudos de mercado.
Primeiro, qual é o objetivo de venda? O negócio foi criado pensando em atrair qual público? Se a empresa for nova e não tiver experiência de consumidores, essas perguntas podem ser fundamentais.
Agora, se você já possui uma certa maturidade no assunto, fica mais fácil criar o perfil de público ideal, com base nos seus atuais clientes.
A personificação de uma pessoa deve conter informações, como:
- – nome;
- – idade;
- -profissão;
- – objetivos de vida;
- – dores;
- – objeções para compra;
- – entre outros.
Lembre-se: a ideia é fictícia e representa, apenas, um perfil ideal. O principal objetivo da criação é elaborar estratégias de marketing pensadas em quem você deseja atrair.
Portanto, é necessário garantir que todas as ações (on-line e off-line) usem o mesmo tom de linguagem, se comuniquem de forma clara, de acordo com a realidade do público, e faça com que ele interaja e engaje.
Exemplos de estratégias de marketing infalíveis
O uso de estratégias de mercado é de extrema importância para o crescimento de uma empresa.
Para garantir sucesso com elas, é importante elaborar um plano de marketing, descrevendo quais são as metas e como conquistá-las.
Que tal conhecer algumas estratégias de marketing infalíveis e que podem facilmente serem utilizadas? Com elas será possível atrair, conquistar e converter. Veja a seguir:
E-mail marketing
O e-mail marketing pode ser considerado uma das principais estratégias de marketing. Ele deve ser focado no relacionamento com o cliente e não nas vendas — duas formas de garantir isso são a personalização e a segmentação do conteúdo!
Escolha uma boa ferramenta para criar e gerenciar sua base de contatos e campanhas de e-mail.
Redes Sociais
Além de permitir que a empresa esteja presente no dia a dia do cliente, as redes sociais ajudam a conhecê-lo mais profundamente. O Facebook, por exemplo, oferece dados de idade, gênero e localização do público.
Outra forma de usar as redes é realizando parcerias com influenciadores digitais. Esse público pode ser bastante útil ao “emprestar” a autoridade e a credibilidade que possuem à sua marca.
Inbound Marketing
Com o Inbound é possível atrair e conquistar potenciais clientes por meio de conteúdos de qualidade, especializados e pensados em todas as etapas do funil de vendas.
Essa estratégia acompanha o cliente desde a fase da atração até a fidelização. Uma ótima maneira de se tornar relevante e lembrado!
SEO e Links Patrocinados
SEO (Search Engine Optimization) é um tipo de estratégia para que um site alcance, organicamente, um melhor posicionamento nos mecanismos de busca.
Isso pode ser feito por meio da produção de conteúdos relevantes a partir de palavras-chave, com técnicas para que seja bem aceitos pelos buscadores. Além de um estrutura de site otimizada e pensada para atender aos dispositivos móveis.
Já os links patrocinados são anúncios feitos para os buscadores (mídia paga). Eles podem ser pagos proporcionalmente à quantidade de cliques recebidos ou pela exibição do link do site.
Ações não convencionais
Busque oferecer novas experiências ao consumidor, com ações que o aproximem da marca. Deixe que o público tenha contato com o que você está buscando vender ou oferecer.
Explore também diversas formas de conteúdo, como a criação de Podcasts por exemplo.
Conclusão
Hoje você aprendeu sobre a importância das estratégias de marketing, como criar uma persona e algumas ações infalíveis para atrair e conquistar a sua audiência.
E você? Já faz o uso de alguma dessas cinco estratégias de marketing? Deixe nos comentários, nós queremos saber! Para ficar por dentro de mais dicas e sacadas sobre o Marketing Digital, continue acompanhando o blog da Ignição Digital!
Parabéns gostei do conteúdo.
–
Realmente hoje no marketing digital temos que ficar
sempre antenados as novidades do mercado,
acompanhando tudo que aparece para somar em nossas
estratégias.
–
Vou ficar acompanhando o site para mais notícias como
essa.
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Abraços.
Muito bom artigo. Parabéns pelo trabalho!
Gostei muito do artigo, agregou bastante no meu conhecimento e parabéns pelo trabalho
Oi! O que seria uma estrutura de site otimizada?
Pq para o SEO tem os plugins que nos ajudam a melhorar isso, mas como sei que o meu site está otimizado?
Obrigada!
ADOREI, ME AJUDOU MUITO.
Muito bom seu artigo. sou iniciante no marketing digital e venho acompanhando seu trabalho. Posso dizer que apendo muito com seus artigos. Parabéns pelo trabalho