As empresas que possuem blogs ou sites estão sempre de olho no retorno das publicações entre os visitantes do site. E por mais que números frios não seja a única maneira de medir o “sucesso” de uma publicação, são eles os responsáveis para que os produtores de conteúdos tenham ideias valiosas sobre o trabalho e estratégia de marketing que foi traçada. E é aí que entra o Bounce Rate, ele é um dos indicadores do Google Analytics e auxilia a empresa entender o comportamento do usuário diante de seu site.
Conheça a definição de Bounce Rate
O Bounce Rate, também chamado de “taxa de rejeição”, é um número que expressa a porcentagem de quantos visitantes acessaram uma única página do seu site e em seguida saíram, sem continuar a navegação na próxima página. Sempre que isso ocorre, uma rejeição é contabilizada.
Se o seu Bounce Rate é de 20%, por exemplo, significa que 20 em cada 100 pessoas entraram no seu site, bateram o olho e foram embora. Como a maioria das pessoas ficou interessada, esse é um bom indicador.
Agora, se o seu Bounce Rate for de 90%, por exemplo, quer dizer que 90 em cada 100 pessoas que visitaram o seu site, olharam rápido e saíram. Esse é um indicador péssimo, pois a maioria dos visitantes demonstrou desinteresse pelo site/blog. Por que é preocupante? Veja a seguir.
Veja por que é fundamental ficar de olho no Bounce Rate
Acompanhar a taxa de rejeição faz com que a empresa tenha informações cruciais sobre a eficácia das ações do site, seja o download de um e-book, assinatura de newsletter ou até mesmo realização de compras, como é o caso do e-commerce. Sendo assim, quando a taxa de rejeição é alta, é hora de otimizar essas ações para aumentar a conversão.
Quando o tráfego vem do Google AdWords, a atenção deve ser redobrada, já que ela significa que o dinheiro está sendo desperdiçado em cliques e no aumento do Custo por Lead. Ainda no Google AdWords, a alta taxa de rejeição diz respeito ao índice de qualidade dos anúncios.
Dicas para diminuir o Bounce Rate
No próprio Google Analytics é possível ter insights sobre como melhorar essa métrica. Vale a pena, por exemplo, identificar as páginas que têm maior Bounce Rate para compará-las com aquelas que contêm a métrica menor.
Vale ressaltar que a melhor maneira para trazer visitantes para as páginas de modo que eles fiquem mais tempo no site é oferecendo conteúdo de qualidade e com relevância para que os usuários comecem a interagir com a sua empresa.
E você? Entendeu a importância de ficar de olho no Bounce Rate? Deixe seu comentário sobre o assunto!