Long Tail: o Que É e Como Elas Podem Te Ajudar

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Dentro do Marketing Digital existe uma área que vem ganhando destaque por conta do seu trabalho. Estou falando do SEO (Search Engine Optimization), que já é conhecido há alguns anos, mas que se mantém em constante evolução, apresentando novas técnicas e possibilidades, como, por exemplo, o uso de long tail.

Caso nunca tenha ouvido falar sobre esse termo, atualize-se agora e descubra como ele, junto com as técnicas de SEO, pode alavancar o seu negócio. Confira!

Entenda o que é long tail

O termo long tail foi criado por Chris Anderson e, inicialmente, usado para grandes marcas como Apple e Amazon.

Resumidamente, as conhecidas palavras de cauda longa (tradução livre do termo) dizem respeito à possibilidade de aumentar as vendas de itens muito específicos, favorecendo a comercialização daquilo que não é tão popular.

Uso da long tail na prática

No Marketing Digital é mais fácil entendermos o que é long tail se usarmos uma pequena analogia.

Vamos supor que você tenha um produto que é sucesso de vendas, mas tenha também um outro item que não possui a mesma procura. Ao combinar as palavras-chave de ambos, você aumenta as chances de que o produto ou serviço menos vendido também seja conhecido, ampliando assim as vendas.

Veja como a cauda longa pode te ajudar

Veja como a long tail pode te ajudar

Com o uso da long tail, mesmo que o seu negócio seja de um nicho específico, você consegue alcançar diferentes públicos. E o melhor é que ela pode ser usada também para posicionar melhor seus conteúdos ou páginas.

Imaginemos que um internauta inicia sua busca no Google usando uma palavra-chave mais específica, que mostra exatamente o que ele quer, como, por exemplo, “tênis de corrida para diferentes tipos de pisada”.

Os primeiros resultados serão daqueles que trabalharam com essa long tail e não daqueles que usaram palavras mais amplas. Logo, quando você usa a cauda longa, tem mais chances de aparecer nas primeiras páginas do Google.

Isso acontece porque, por ser uma palavra muito usada, “tênis de corrida” não posiciona sites tão bem quanto uma long tail, que tem grande procura, mas pouca concorrência.

Com isso, ao escolher palavra-chave de long tail você conquista um posicionamento melhor e, consequentemente, receba mais visitas.

Case de sucesso

A Amazon percebeu há algum tempo que tinha um nicho inexplorado nas palavras longas, já que seus concorrentes insistiam em manter a luta pelo rankeamento nas palavras mais simples.

Assim, ela criou uma variedade tão grande de long tails baseadas nas head tails que está bem posicionada para maior parte dos produtos que oferece.

Agora que você já sabe o que é long tail e o tamanho da sua importância, que tal conhecer outras dicas para melhorar sua posição no Google? Navegue pelo blog e descubra as possibilidades do Marketing Digital!

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