Uma dúvida comum para quem deseja empreender é: devo abrir uma franquia ou começar um negócio do zero? Há vantagens e desvantagens nos dois modelos e o principal ponto a ser observado para guiar sua escolha é qual tipo de negócio se alinha melhor ao seu perfil de empreendedor.
Essa é uma escolha bastante pessoal. Mas para te ajudar, a seguir, eu listo algumas vantagens e desvantagens em optar por se tornar um franqueado. Confira:
Vantagens de abrir uma franquia
Se ser um franqueado se adéqua ao seu perfil de empreendedor, algumas das vantagens oferecidas por esse modelo de negócio são:
Gastos menores com comunicação e marketing
Umas das principais vantagens de abrir uma franquia é o baixo custo com ações de marketing e comunicação, já que normalmente elas são marcas já conhecidas no mercado.
Como o marketing desse tipo de empreendimento é compartilhado, os esforços e custos com a divulgação do seu negócio serão bem menores do que se você optar por abrir uma empresa do zero.
Possibilidade de compras em grupo
Nas franquias, tudo é comprado em conjunto, o que reduz muito os gastos com aquisição de produtos e mercadorias. As negociações em rede e as compras em grande escala tornam os preços mais uniformes e acessíveis, diminuindo custos que podem ser bem altos em um empreendimento começado do zero.
Facilidade para conseguir crédito
Se você não tem capital suficiente para começar um empreendimento e precisará de um financiamento ou empréstimo, abrir uma franquia pode ser a melhor escolha, já que os bancos facilitam bastante a concessão de crédito para quem deseja ser um franqueado.
Desvantagens de abrir uma franquia
Para você tomar uma decisão bem embasada, conheça, também, algumas desvantagens de ser um franqueado:
Menos chances para inovações e espaço para boas ideias
Embora ter uma franquia demande menos esforços com divulgação e possa ser mais barato do que iniciar uma empresa do zero, para os empreendedores mais criativos, abrir seu próprio negócio pode ser a melhor opção. Já que ser um franqueado limita bastante a possibilidade de desenvolver um produto ou serviço.
Pouca autonomia
Os franqueados estão sempre sujeitos às regras dos franqueadores, donos da última palavra até em questões como o local em que o negócio será instalado.
Se você preza por liberdade e autonomia nas suas ações, começar sua própria empresa pode ser uma opção mais satisfatória para você.
E então, essa lista de vantagens e desvantagens te ajudou a identificar se ser um franqueado é a melhor escolha para um empreendedor com seu perfil? Se quiser se aprofundar nesse tema, leia meu artigo com os primeiros passos para criar uma franquia.