As redes sociais são ferramentas de comunicação importantes em qualquer estratégia de Marketing Digital. Afinal, elas podem nos ajudar a entender melhor nosso público, criar uma persona e mensurar os resultados de campanhas, mas para isso é necessário o monitoramento de redes sociais.
Além disso, você pode também entender o comportamento do consumidor e fazer campanhas mais assertivas, assim como terá material suficiente para criar o seu produto olhando diretamente para quem mais interessa, o público.
Eu já falei sobre as 5 ferramentas gratuitas de monitoramento das redes sociais e agora vou ampliar ainda mais esse leque e trazer outras opções que te ajudarão a aprofundar seus estudos e criar ações ainda mais assertivas.
Google Analytics e o monitoramento de redes sociais
A mais usada e conhecida ferramenta de monitoramento também é essencial para quem precisa acompanhar de perto os dados das redes sociais. Só é preciso lembrar que ela deve ser usada de uma maneira diferente, já que com o Analytics é possível acompanhar apenas o tráfego das páginas que você administra.
O melhor é que a ferramenta é gratuita e te ajudará compreender uma relação importante nas redes sociais, em especial no Facebook, a de cliques versus visualizações.
Sprout Social
A ferramenta de gerenciamento possui funções analíticas e que nos ajudam a acompanhar melhor os passos dados nessas redes. Com ela, você consegue selecionar algumas hastags e palavras-chave que precisam ser acompanhadas nas páginas e assim medir o seu desempenho e engajamento.
A Sprout Social também permite que sejam cadastrados diversos projetos e que publicações no LinkedIn, Facebook, Instagram e Twitter.
BuzzSumo
Gerar engajamento é uma das ações mais importantes dentro das redes sociais. Afinal, é assim que você conseguirá atrair cada vez mais pessoas para a sua página e chamar a atenção para a sua marca.
O BuzzSumo permite que você acompanhe o número de vezes que seu link foi compartilhado e qual das suas redes sociais te gera mais engajamento. Para seu blog ou site, a ferramenta é ainda mais importante, já que mostra as páginas que fazem mais sucesso.
Marketing Grader
O software gratuito conta com métricas para todas as etapas do funil, ideal para quem usa o Inbound Marketing. Para isso, atribui notas para o seu desempenho nas redes sociais. A dica é usá-lo para gerir as redes sociais e realizar testes antes de realizar as suas aquisições.
Gostou do conteúdo? Então, assine nossa newsletter e receba mais dicas em primeira mão.