Descubra o que significa engajamento

Marketing Digital

O Que é Engajamento? Aprenda a Aumentá-lo!

Erico Rocha
Escrito por Erico Rocha

Afinal, o que é engajamento? Possivelmente, você já deve ter escutado e até mesmo usado esse termo. Isso porque muito provavelmente precisou engajar a sua equipe ou os seus clientes. Mas será que você saberia dizer o real significado da palavra?

Neste caso acima, o sentido dado é que as pessoas (equipe e clientes) devem ser empenhadas, proativas e comprometidas com algo ou alguma coisa. Porém, existem também outras interpretações para a palavra engajamento, ainda mais depois do surgimento das redes sociais.

É neste sentido que o artigo de hoje vai abordar:

  • – o que é engajamento;
  • – o que significa engajar em redes sociais;
  • – a importância do engajamento no meio digital.

O que é engajamento?

De acordo com o dicionário brasileiro, engajamento significa: “Ato ou efeito de engajar, de participar colaborando com alguma coisa. Participação ou posição ideológica em relação a questões políticas e sociais; militância: engajamento político; engajamento social; engajamento ideológico. Busca de membros ou de pessoas interessadas em partilhar uma causa…”

Podemos concluir, então, que o engajamento nada mais é do que um envolvimento/interação/participação de alguém colaborando com algo específico. 

Com o surgimento das redes sociais, esse conceito passou a se tornar ainda mais presente no vocabulário das pessoas, mesmo aquelas que não trabalham em áreas de marketing digital e publicidade, por exemplo.

Por isso, nesse contexto, você sabe o que é engajamento? Já adiantamos que ele pode contribuir de forma positiva para a imagem do seu negócio.

Mas caso a sua resposta seja negativa, não se preocupe, vivemos para aprender! A seguir, separamos o significado e qual a importância de conquistar o engajamento do seu público-alvo. Anote as dicas e já comece a aplicá-las!

O que significa engajar nas redes sociais?

Se você quer que sua empresa cresça, crie autoridade e alcance cada vez mais sucesso, precisa conquistar e estimular o engajamento do seu público. Por onde? Pelas redes sociais! E caso sua marca ainda não esteja nelas, saiba que hoje não existe mais a opção de não ter presença on-line. O marketing digital é a forma mais eficaz e acessível, hoje em dia, de divulgar um produto ou serviço.

O que significa engajamento nas redes sociais?

De forma simplificada, engajamento nas mídias digitais, como Facebook, Instagram, YouTube, Twitter e outros, são os famosos comentários, curtidas, compartilhamentos, dentre outras métricas que servem para avaliar o envolvimento dos seus seguidores com a sua empresa.

Empresas que alcançam um alto nível de interação com seu público, demonstra que atingiu sucesso. Por quê? Simples, porque a interação, o envolvimento dos seguidores com a marca e os conteúdos publicados, é o que fará a mesma se destacar no mercado.

Pense que o engajamento é como um feedback que mostra que você está conseguindo alcançar quem realmente se interessa pela sua empresa. Além disso, é uma forma espontânea e gratuita de elevar seus posts e conquistar mais clientes.

Qual a importância do engajamento nas redes sociais?

Agora que você já sabe o que é engajamento nas redes sociais, já percebeu que é necessário dar a devida importância a ele, né? Afinal, com essa interação entre marca-consumidor você terá:

  • – mais oportunidade de conquistar visitantes e leads interessados em adquirir seus produtos e serviços;
  • – estabelecerá um canal de atendimento e criará uma relação mais próxima com essas pessoas;
  • – gerará a possibilidade de pedir opiniões e, quem sabe, até realizar pesquisas importantes para tomadas de decisões para sua empresa.

O que significa engajamento nas redes sociais?

A principal vantagem de conseguir engajar seu público nas mídias sociais é conseguir estabelecer um bom relacionamento com eles, o que pode gerar até mesmo mais vendas.

Além disso, considere também que, quanto mais interação e engajamento você conquista, melhor é trabalhada a imagem da empresa. Por isso, dentre outros motivos, é sempre indicado que você tenha a criação de uma boa identidade visual — para que seu público de reconheça!

Conclusão

Hoje você viu como o engajamento é essencial para conquistar uma imagem positiva no meio digital. Além disso, aprendeu que é possível até mesmo conquistar novos clientes e efetuar vendas com essa métrica.

Agora que você aprendeu o que é engajamento e entendeu como aplicar nas suas estratégias digitais, que tal receber direto na sua caixa de entrada mais conteúdos como este? É só assinar a newsletter da Ignição Digital deixando o seu e-mail no campo destacado no topo da página!

Artigos Relacionados

Lei de Acessibilidade— Como Ela Deve Ser Aplicada no Mercado Digital?

Lei de Acessibilidade— Como Ela Deve Ser Aplicada no Mercado Digital?

A lei de acessibilidade prevê que todos os sites da internet sejam acessíveis para pessoas com deficiência. Entenda mais sobre...

Acessibilidade — Como Tornar o Seu Negócio Acessível Para Todos

Acessibilidade — Como Tornar o Seu Negócio Acessível Para Todos

Você sabe como é possível tornar seu negócio acessível para as pessoas com deficiência? Descubra mais no artigo sobre inclusão...

marketing-e-cultura-do-cancelamento

Marketing e Cultura do Cancelamento — Como Gerir um Negócio para Evitar o Cancelamento da sua Empresa?

Se você ainda não ouviu falar de artistas e empresas que foram canceladas, é preciso ficar de olho. Esse hábito...