Como Saber Qual o Meu Concorrente Direto e Indireto?

Concorrente Direto e Indireto

Saber quem é o seu concorrente direto e indireto faz toda a diferença no negócio. Afinal, muitos empreendedores têm dificuldade em identificar as falhas existentes na empresa, e elas podem estar diretamente ligadas a falta de compreensão neste quesito.

Inclusive, não entender de fato as diferenças entre esses dois tipos de concorrente, pode influenciar negativamente na sua visibilidade de mercado e, consequentemente, suas vendas.

No artigo de hoje nós vamos abordar sobre:

  • – o que é concorrente direto e indireto;
  • – por que é importante saber diferenciá-los;
  • – como descobrir o seu.

Confira!

Afinal, o que é um concorrente direto e indireto?

Antes de iniciar o processo de identificação do seu concorrente direto e indireto é muito importante entender as diferenças entre esses dois tipos de concorrência.

A concorrência direta é quando um negócio oferece produtos/serviços iguais aos seus com o objetivo de alcançar a mesma persona e o mesmo nicho de mercado. Esse é o caso, por exemplo, de duas agências de turismo/viagens com nomes diferentes, porém, com os mesmos serviços.

A concorrência indireta, por sua vez, é quando um negócio oferece produtos/serviços diferentes, mas que em algum momento se substituem. Se usarmos o mesmo exemplo das agências de viagens, sua concorrente indireta seria uma companhia aérea, por exemplo.

Por que é importante saber diferenciá-los?

É importante saber diferenciar seu concorrente direto do indireto, pois você precisa saber quando deve “combater” um ou outro. Se continuarmos usando o exemplo das agências de viagem, será possível entender melhor.

Suas ações de marketing, publicidade, entre outras, devem ser voltadas para mostrar o seu diferencial, seus pontos fortes e vantagens em relação às agências que oferecem exatamente o mesmo serviço que o seu. Afinal, são elas que competem com você de igual.

Já para as companhias aéreas, em algum momento, será necessário informar ao seu público quais, de fato, são as vantagens em comprar passagens, por exemplo, em uma agência de viagem do que diretamente com a companhia.

Como descobrir seu concorrente direto e indireto?

Para identificar os concorrentes, é preciso fazer uma análise minuciosa do mercado. Dessa forma, será possível adquirir conhecimentos que irão te auxiliar na expansão da visibilidade, do negócio e do produto/serviço oferecido.

Se você deseja começar fazer uso de estratégias do marketing digital, por exemplo, é indispensável conhecer exatamente a sua concorrência.

Para isso, será necessário seguir alguns passos, como:

Mapeamento de mercado

Caso não consiga fazer sozinho, agências de publicidade e propaganda sabem exatamente como fazer uma análise de benchmarking — que nada mais do que um estudo comparativo dos concorrentes.

Mas você pode, também, utilizar o bom e velho método tradicional das pesquisas. Converse com os seus atuais clientes, questione-os sobre as diferenças que existem entre sua empresa e a do mesmo segmento.

Dessa forma, ficará mais fácil entender — pelo ponto de vista do cliente —  quem são os seus principais concorrentes.

Identifique os pontos de venda que oferecem produtos similares

Verifique os PDVs (pontos de vendas) que atuam na mesma região que o seu negócio está. Com isso, será muito mais fácil identificar quais deles são de concorrência direta e indireta.

Apesar de você, provavelmente, ter um grande concorrente nacional, se o seu negócio for local, será necessário focar na baixa concorrência. Por exemplo, imagine que você é um dono de farmácia. No Brasil, existem várias nacionalmente conhecidas, como a Droga Raia, Drogasil e Drogaria São Paulo.

Elas oferecem as mesmas coisas que você, afinal, também são farmácias. Porém, elas estão em outro nível de visibilidade. Neste caso, você terá que analisar quais são as farmácias locais — da sua cidade ou região —  que competem de igual para igual com a sua.

Defina os pontos fortes e fracos da sua concorrência indireta

Sobre a sua concorrência indireta:

  • quais são os pontos fortes e fracos que ela oferece?
  • o que esses pontos têm em comum com o seu negócio?

Saber fazer essa distinção é primordial para ter de forma clara e objetiva o que deve ser aprimorado no seu negócio e, dessa forma, identificar as ameaças e oportunidades do mercado.

Determine a posição do seu negócio

Após identificar quais são os pontos fortes e fracos dos seus concorrentes, o próximo passo será determinar a posição do seu negócio diante a concorrência. Apesar de parecer óbvio, vale muito a pena prestar atenção na forma como a sua empresa trabalha.

Para isso, classifique seu empreendimento nos mesmos parâmetros em que os concorrentes foram classificados. Isso proporciona uma visão ainda mais nítida sobre seu posicionamento no ambiente competitivo. Além disso, também ajuda a determinar quais são as características que a sua empresa pode aproveitar para conquistar ainda mais clientes.

Seja concorrente direto ou indireto, o primordial é buscar formas de aperfeiçoar os pontos fortes da sua empresa e aproveitar todos os pontos fracos dos seus concorrentes para fortalecer ainda mais o seu negócio e conquistar mais clientes.

Conclusão

Do ponto de vista geral, não é tão complicado identificar quem pode ser um concorrente direto e indireto, não é mesmo? O que muda são as formas de se comunicar com o seu público no mercado.

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3 thoughts on “Como Saber Qual o Meu Concorrente Direto e Indireto?”

  1. Gostaria de saber se na opinião dos senhores um cinema é concorrente direto ou indireto de serviços como tv a cabo e streaming. Notar que apesar de venderem filmes, uns vendem lançamentos em salas de apresentação e outros normalmente filmes não lançamento e produções próprias para assistir em casa.

    1. Olá! Eu entendo que sejam concorrentes indiretos. Uma vez que suprem as mesmas necessidades (entretenimento) porém, com serviços de características totalmente diferentes. Abs!

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