Se você costuma publicar constantemente no Facebook da sua empresa, com certeza já reparou que em determinados horários alguns posts engajam mais do que outros. Quem trabalha diretamente com a estratégia de Marketing Digital certamente já ouviu falar sobre o horário de pico do Facebook, ou seja, o horário em que muitas pessoas estão conectadas ao mesmo tempo e, dessa forma, interagem e engajam muito mais.
Hoje, eu vou falar sobre qual é o horário de pico de Facebook e as principais sacadas para aumentar o engajamento com os seus fãs. Continue a leitura!
Veja o que dizem as pesquisas
Como o Facebook é uma das redes sociais mais populares do mundo, marcar presença na página é fundamental. Por isso, existem inúmeros estudos e pesquisas que exploram a rede para verificar diversos fatores. Dentre eles, os horários de maior engajamento das postagens, o que também chamamos de horário de pico do Facebook.
Segundo uma pesquisa do The New York Times feita em 2016, o Facebook tem um horário relativo. A pesquisa constatou que o usuário médio passa cerca de 50 minutos na rede todos os dias. Contudo, a audiência cresce ao longo de toda manhã e ganha impulso depois do almoço, por volta das 13 horas, que é quando a plataforma registra o maior número de compartilhamento. Já às 15 horas, o número é grande de cliques em links.
Já para a pesquisa feita pela Sprinklr, os dias de maior audiência no Facebook são de terça-feira até quinta-feira, de 11 horas até às 17 horas. Os acessos começam logo no início da manhã, por volta das 9 horas. No domingo, ocorre um aumento no horário da noite que vai das 20 horas até às 23 horas.
Saiba qual é o horário que os seus fãs estão on-line
É fato que o horário de pico do Facebook existe, mas é importante ressaltar que tudo dependerá da estratégia de Marketing Digital de cada negócio, afinal, cada público interage de forma diferente com a página.
Por isso, o primeiro passo para descobrir o horário de pico do Facebook de acordo com o seu negócio é acessando a área de “Informações” dentro da página do Facebook Insights. Vá até a área de “Publicações” e visualize no gráfico exibido os dias e horários de maiores acessos.
O relatório é completo, já que está separado por dias da semana, horários e proporcionam informações sobre dias específicos que valem a pena investir na produção de mais postagens.
Os horários exibem os picos de audiência que você pode ter em sua página. Isso não significa que naquela hora exata a quantidade de fãs ativos na página seja tão precisa. Na verdade, o relatório mostra apenas o horário em que os seguidores estão on-line. Porém essa informação ajuda a entender qual é o horário de pico do Facebook exato do seu negócio. Sendo assim, você pode até mesmo agendar todas as postagens com base nos dados fornecidos pelo Facebook.
Conheça muito bem a sua persona
Definir a sua persona é fundamental para produzir conteúdos relevantes, interessantes, de qualidade para poder entregar o que realmente interessa para o seu público.
Você sabe qual é o horário de pico do Facebook melhor para o seu negócio? Compartilhe a resposta com a gente!
Pra mim, os melhores horários de postagens são início da tarde e início da noite!!
Acredito que para cada negócio haja um melhor horário.
Valeu pelo post!!