Para quem empreende, marketing é um termo e um conceito bastante conhecido, sem o qual parece ser impossível fazer negócio. Mas, você sabe como surgiu o marketing? Imagina como ele se adaptou e modificou o mercado ao longo da História?
Se você não sabe como o marketing nasceu e se tornou essa área do saber tão importante para quem deseja vender qualquer coisa, seja um produto, um serviço ou uma ideia, confira mais um dos meus artigos.
Um pouco da história de como surgiu o marketing
A história do marketing se confunde e se mistura à história do comércio e da imprensa. Desde que as pessoas passaram a comercializar coisas, ainda à base de troca de mercadorias, surgiram “marqueteiros”, já que mesmo nas feiras do Feudalismo era preciso criar, comunicar e entregar o valor de um produto para atingir e satisfazer o “consumidor”.
No entanto, o marketing como conhecemos hoje só passou a ser praticado com o advento da imprensa, quando, usando a prensa de Gutenberg, foi possível produzir material escrito em grande escala. O que fez nascer jornais e revistas, os primeiros meios de divulgação de propaganda em massa.
A imprensa, que revolucionou a comunicação humana, também levou o marketing a novos espaços. Além de revistas e jornais, ações marqueteiras passaram a ser feitas por meio de pôsteres e outdoors, invadindo os espaços públicos.
A evolução do marketing e do mercado
Depois da invenção da imprensa, os grandes marcos para a evolução do marketing foram a invenção do rádio, que teve sua primeira transmissão em 1906, nos Estados Unidos. E da televisão, que teve sua primeira transmissão em 1935, feita pelos alemães, em pleno regime nazista.
Rádio e TV deram às ações de marketing voz e imagem, e fermentaram o alcance do que hoje nós chamamos de Outbound Marketing, ou marketing de interrupção, aquele feito por meio de oferta repentina e inoportuna de um produto ou serviço.
Se somando a esses dois grandes adventos, veio a necessidade do mercado após a II Guerra Mundial, na década de 1950, quando houve o maior avanço industrial desde a Revolução Industrial, no século XVIII, e surgiu uma competição acirrada entre as empresas, aumentando a importância da adoção de estratégias de marketing para conseguir conquistar o público e vender.
A mais nova e eficiente forma de fazer marketing: o Inbound Marketing
Surgido há séculos, o marketing tem se adaptado às mudanças sociais, culturais e de mercado, e hoje, na Era Tecnológica, ele mais uma vez de ajustou e ajudou a moldar as formas de fazer negócios.
O que nós chamamos de marketing digital nada mais é do que o marketing feito online, para um público que está cada vez mais na internet. E a principal e mais eficiente forma de fazer marketing digital é adotando estratégias Inbound Marketing, ou de marketing de atração, um modo de atrair, educar e entregar ao seu público conteúdo de valor, para que, então, ele escolha fazer negócio com você.
Gostou de saber como surgiu o marketing e conhecer um pouco de como ele se adaptou e evoluiu através da História? Compartilhe este post com seus amigos empreendedores e, para ter acesso a mais material interessante sobre empreendedorismo, marketing e tecnologia, assine a newsletter do blog.
Estou usando o seu artigo para conhecimento do meu TCC, gostaria de saber o ano da publicação. Desde já agradeço!
Olá Thiago, a última atualização deste artigo foi em 12 de junho de 2017.
Muito Obrigado!!