Saiba O Que É Gestão de Marketing

O que é gestão de marketing

Afinal, o que é gestão de marketing? Poucas pessoas sabem, mas é uma área muito importante e que atua como aliada ao time de vendas. Comumente, todos pensam que o processo de venda tem início no time comercial, porém, a realidade é que ele começa bem antes, com o marketing!

É fato que, se bem feito, a estratégia facilita muito o trabalho da equipe de vendas. Para saber como fazê-la de forma eficiente, é necessário entender o que é essa gestão e como colocá-la em prática.

Neste artigo você vai conferir:

  • – o que é gestão de marketing;
  • – como aplicar na sua empresa;
  • – quais são seus benefícios.

Confira!

O que é gestão de marketing?

Que uma empresa precisa vender para ser considerada bem-sucedida, isso todos já sabem. Por outro lado, o que muita gente, inclusive empreendedores, ignoram, é a importância das estratégias de marketing no processo de venda.

Uma equipe comercial bem treinada é obviamente importante, mas ter uma boa gestão de marketing é igualmente relevante.

Para ter uma boa gestão e, sobretudo, sucesso em vendas, é essencial que o time responsável pelo marketing saiba lidar com os dados do mercado e gerar demanda, isto é, clientes.

A gestão, quando bem feita, facilita o trabalho do departamento de vendas, diminuindo o custo de aquisição de clientes. O objetivo é usar informações sobre o mercado e os consumidores para investir em ações otimizadas e assertivas para o público-alvo, aumentando o interesse deste nos produtos ou serviços da empresa.

Como aplicar uma gestão de marketing?

Basicamente, o ponto de partida da gestão de marketing é o mercado, e o foco está nas necessidades do consumidor. Nas vendas, o ponto inicial é a fábrica e o foco, no produto. Ambas as áreas andam sempre lado a lado e devem estar em sintonia para que todo o processo de vendas aconteça da melhor forma.

Se o marketing é “o departamento de fabricação de clientes da empresa”, como bem definido por Philip Kotler, sua função começa antes do próprio produto. Ou seja, é ela que vai:

  • – analisar o que é interessante ser produzido;
  • – como lançar;
  • – como fazer a divulgação;
  • – como otimizar a conversão;
  • – estudar a concorrência;
  • – pesquisar as tendências de mercado;
  • – dentre outras atividades.

Em resumo, a gestão de marketing e a gestão de vendas andam em conjunto, sendo que uma fica mais efetiva com a outra. Porém, é importante lembrar que uma equipe capacitada – e bem treinada -, busca os melhores contatos gerados pelo marketing e trabalha para transformá-los em leads e, posteriormente, clientes.

Não se esqueça de elaborar um planejamento, aquele que dará o norte de todas as suas ações. Para montá-lo será necessário analisar o ambiente interno e externo e descobrir quais são os indicativos que podem influenciar positivamente ou negativamente o seu negócio.

Benefícios da gestão de marketing

Agora que você já sabe o que é gestão de marketing, que tal conhecer os principais benefícios de investir nessa área em uma empresa? Confira-os:

  • – maior conhecimento sobre o público-alvo;
  • – geração de leads;
  • – atração de novos consumidores;
  • – maior otimização na estratégia de compra do cliente;
  • – definição de metas mais precisas.

Além disso, a gestão de marketing poderá ajudar a empresa a elaborar ideias para períodos sazonais, controlar os resultados das ações e ter um estudo completo sobre o benchmarking.

O Inbound Marketing é um grande aliado dessa estratégia. Isso porque é possível oferecer exatamente aquilo que o consumidor precisa, de acordo com seu nível de interesse em produtos e serviços da empresa (topo, meio e fundo de funil).

Conclusão

Hoje você aprendeu, de fato, o que é gestão de marketing e como ela é essencial ao time comercial. Afinal, as vendas ficam muito mais fortes com ela, uma vez que auxilia a empresa, de forma estratégia e precisa, a definir metas, se aproximar do público-alvo, divulgar ofertas, entre outros pontos.

Você viu também que pouca gente sabe da importância de ter a área aliada ao seu time comercial, mas depois que implementam-na no negócio, conseguem observar os seus resultados positivos.

Gostou da explicação do artigo? Caso tenha interesse, conheça também os tipos de marketing. Agora que já sabe o é gestão de marketing, continue acompanhando o blog da Ignição Digital para ler todos os nossos artigos!

Fórmula de Lançamento - Ebook

O maior evento para produtores digitais da América Latina. Pela primeira vez na história, o melhor do lançamento e do perpétuo juntos. Não fique de fora dessa, preencha o formulário para adquirir o seu ingresso para O Novo Mundo.

Mais Informações

De acordo com as Leis 12.965/2014 e 13.709/2018, que regulam o uso da Internet e o tratamento de dados pessoais no Brasil, ao me inscrever autorizo Erico Rocha a enviar notificações por e-mail ou outros meios e concordo com sua Política de Privacidade.

7 thoughts on “Saiba O Que É Gestão de Marketing”

  1. Gestão de Marketing possui um grande potencial de prospecção de clientes e muitas vezes acaba sendo negligenciado pelas organizações. Afinal de contas, o produto pode ser uma extensão da personalidade do cliente e com um time de Marketing – de qualidade – é possível posicionar tal produto/serviço de tal forma que o lucro seja um mero complemento no processo de venda. O valor proporcionado resultará na fidelidade do consumidor junto com o comprometimento de receitas futuras.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *