O Empoderamento é um dos assuntos mais falados na atualidade em diversos campos. Mas um tópico pouco discutido é a importância dele dentro das empresas.
Quer aumentar seus lucros e garantir resultados melhores? Então, você precisa entender justamente sobre a relação entre empoderamento, liderança e autonomia — temáticas que vou abordar neste artigo.
Se você tem interesse em se tornar um líder melhor e desenvolver sua equipe, este texto é para você!
Como já expliquei anteriormente em outro artigo, existem diferenças entre ser chefe e ser líder. A figura do chefe está mais relacionada às características rígidas e centralizadoras, enquanto o líder é visto como uma figura democrática que estimula a participação dos liderados.
Existem diferentes tipos de liderança, mas vários estudos já apontaram que a democrática é a melhor para fazer um negócio crescer. Nela, a figura do líder é forte, mas não apresenta rigidez. O líder democrático encoraja e engaja sua equipe, preocupando-se não só com os resultados, mas com a motivação e bem-estar de todos.
Essa postura por parte dos coordenadores e gerentes leva ao empoderamento dos funcionários. Tanto é que empresas que contam com esse tipo de liderança costumam manter a taxa de motivação alta e, consequentemente, ter um bom rendimento. Quando a liderança é bem trabalhada no ambiente profissional, os colaboradores crescem e se tornam mais proativos em suas ações.
Um bom líder é aquele que consegue delegar e dar autonomia à sua equipe! Ele garante que o grupo tenha a confiança necessária para tomar decisões e gerenciar suas tarefas de forma independente.
Seja um facilitador de atividades e integrador de equipes. Para isso, você deve criar uma cultura organizacional de sucesso, interagindo e ajudando a todos os seus liderados da mesma forma, independentemente da hierarquia. Incentive, indique caminhos, motive e, claro, cobre resultados – tudo isso de maneira justa e igual para todos.
Outra habilidade de um bom líder que ajuda a empoderar o grupo é saber ouvir e falar. Esteja sempre aberto ao diálogo, a críticas e sugestões. Dessa forma seus funcionários vão se sentir à vontade para falar diretamente com você. Para garantir a autonomia dos seus colaboradores, eles devem confiar e, acima disso, não ter medo de você.
Já ouviu falar em “paixão de dono”? Pode parecer até clichê, mas ajudar os profissionais a desenvolverem esse sentimento é uma tática certeira para elevar a performance empresarial. Ao prezar pelo empoderamento, você garante que sua equipe aprenda a andar com as próprias pernas.
Delegue. Dessa forma você incentiva o desenvolvimento de cada um, desafoga o seu próprio trabalho e equilibra o fluxo de atividades. Assim, ao invés de precisar ficar sempre de olho e fazendo pressão para conseguir resultados, você vai apenas gerenciar os processos.
Espero que este artigo ajude você a dar mais autonomia aos seus funcionários! O empoderamento é o caminho. Para continuar aprendendo sobre o assunto, entenda mais sobre Empowerment e aplique na sua empresa.
O que achou das dicas para aplicar na sua empresa? Ficou com alguma dúvida? Conta nos comentários!
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