O empoderamento das mulheres vem sendo amplamente discutido nos últimos anos. Afinal, elas são a maior da população mundial e tiveram seus direitos negados por muitos anos. O tema é tão importante – e necessário – que já há núcleos de estudo e debate em várias partes do mundo.
Um dos reflexos desse empoderamento das mulheres é o aumento do empreendedorismo feminino. Dados do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) mostraram que em 14 anos o número de mulheres empreendedoras aumentou 34%, chegando a marca de 7,9 milhões.
Em âmbito nacional, a Global Entrepreneurship Monitor revelou em seu último levantamento que 51,2% das pessoas que iniciam seus negócios são do sexo feminino. No entanto, você sabe como o empreendedorismo e o empoderamento das mulheres se relacionam?
Nesse artigo eu mostro a ligação entre esses dois importantes assuntos.
O empoderamento da mulher é poderoso para a sociedade
A organização das Nações Unidas (ONU) afirma que toda ação que fortalece as mulheres e desenvolve a igualdade de gênero é um importante transformador para a sociedade. Afinal, antes as mulheres não eram valorizadas por sua capacidade de pensar, agir de maneira crítica, nem mesmo por serem capazes de realizar as mesmas tarefas e ocuparem as mesmas funções que os homens.
Com o debate e as ações que visam empoderar as mulheres, muitas pessoas passaram a respeitar mais o trabalho realizado pelas mulheres, buscar por profissionais do gênero e ainda aumentarem as chances e visibilidade dessas pessoas dentro do mercado de trabalho.
No entanto, é preciso ter em mente que essas ainda são ações bem pequenas e que o mercado de trabalho nem sempre permite que as mulheres ascendam. E é nesse quesito que o empreendedorismo salta à frente.
As mulheres donas de seus próprios negócios criam seus espaços, expõe suas ideias e conseguem aumentar a sua receita quando tomam para si a chance de crescer em um mundo que ainda está aprendendo sobre o empoderamento das mulheres.
Recomendações da ONU para o empoderamento das mulheres
Em busca do desenvolvimento humano e do crescimento do papel das mulheres nas empresas, a ONU e o Pacto Global criaram os Princípios do Empoderamento das Mulheres. São eles:
- Estabelecer liderança corporativa sensível à igualdade de gênero,
- Tratar todas as mulheres e homens de forma justa no trabalho, respeitando e apoiando os direitos humanos e a não-discriminação,
- Garantir a saúde, segurança e bem-estar de todos os que trabalham na empresa,
- Promover educação, capacitação e desenvolvimento profissional para as mulheres,
- Apoiar empreendedorismo de mulheres e promover políticas de empoderamento das mulheres através das cadeias de suprimentos e marketing,
- Promover a igualdade de gênero através de iniciativas voltadas à comunidade e ao ativismo social,
- Medir, documentar e publicar os progressos da empresa na promoção da igualdade de gênero.
Se você é uma mulher empreendedora e entende a necessidade do empoderamento das mulheres, comente em neste artigo e me conte como conquistou o sucesso.