Com mais de 500 milhões de usuários no total e quase 30 milhões só no Brasil, o LinkedIn é a maior rede profissional do mundo. Hoje, essa plataforma se consolidou como uma ótima opção mesmo para empresas que não são B2B fazerem anúncios, basta saber como aproveitar as possibilidades oferecidas.
E aí, que tal descobrir como começar a fazer marketing no LinkedIn? Vem comigo que eu te explico!
Começando a fazer marketing no LinkedIn
O primeiro passo para começar a fazer marketing no LinkedIn é descobrir se seu público-alvo está nessa rede social. Afinal de contas, de nada adiantaria investir em divulgar seu produto ou empresa em um local onde não há interesse.
Possibilidades da plataforma
Passada essa primeira etapa, é hora de criar uma página no LinkedIn para a sua empresa e conhecer o que a plataforma oferece. Atualmente, existem duas formas de fazer publicidade no LinkedIn, são as soluções “self-service”, para investimentos em anúncios abaixo de R$ 15 mil, e as soluções corporativas, para investimentos superiores a R$ 15 mil.
Se optar pela self-service, você poderá definir seu próprio orçamento ou ainda definir se quer pagar por cliques ou impressões. As oportunidades dessa solução são impulsionar conteúdo já publicado, enviar mensagens personalizadas como mensagem para usuários (com a possibilidade de realizar testes A/B) e fazer anúncios de texto.
Já na opção pelas soluções corporativas, você terá acesso a todas essas formas de anúncio e mais duas: anúncios dinâmicos personalizados e anúncios display. Em ambas as formas de fazer marketing no LinkedIn, existe a possibilidade de segmentar o público por função, título, nível de experiência, indústria, tamanho de empresa e mais.
Além disso, você pode mensurar seus resultados através do Gerenciador de Campanhas, acompanhando quantas conversões e leads está gerando. Nesse cenário fica muito mais fácil compreender o ROI dos anúncios e otimizar as próximas ações.
Diretrizes de publicidade
Para não acabar tendo seus anúncios removidos do site ou ainda acabar impedido de publicar anúncios no LinkedIn, é essencial conhecer as diretrizes de publicidade dessa rede social. Aqui estão as principais:
– Precisão: não engane nem minta;
– Texto do anúncio: não use repetições ou ortografia, gramática, capitalização e pontuação fora do padrão;
– Linguagem: não use linguagem inadequada;
– Comportamento do link: não engane, confunda ou interfira na experiência dos usuários que clicam no seu anúncio;
– Marcas comerciais: não use marcas comerciais para as quais não tem permissão legal de uso;
– Conteúdo: não anuncie produtos ilegais, sites de relacionamentos, jogos de azar, ódio ou violência, armas, programas de marketing multinível, conteúdo de cunho religioso ou político polêmico.
Antes de criar as suas campanhas, leia as diretrizes na íntegra. É possível achá-las no próprio LinkedIn.
Com essas informações, você já tem a base para começar a fazer marketing no LinkedIn! Caso queira saber mais sobre o assunto, recomendo também meus artigos sobre como utilizar o LinkedIn Ads e como gerar leads pelo LinkedIn.