Existem muitos eventos que são voltados para quem deseja abrir um negócio próprio. No entanto, nem todos são tão importantes e vantajosos quanto a Feira do Empreendedor, que é um dos mais famosos e tradicionais encontros para empresários do Brasil.
Realizada pela SEBRAE (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) há mais de 20 anos, a feira acontece, anualmente, em diversos estados 24brasileiros e já foi visitada por cerca de 2 milhões de pessoas.
Diante de tais números, resolvi ver o que realmente a Feira do Empreendedor tem e o que ela proporciona aos seus visitantes. Confira!
O que tem na Feira do Empreendedor
No maior evento de empreendedorismo do país, há inúmeras oportunidade para aproveitar. Dependendo da região em que acontece, a feira reúne centenas de expositores e sempre oferece aos seus visitantes a possibilidade de acompanhar discussões atuais e diversas oficinas.
Veja, então, as principais vantagens de visitar a Feira do Empreendedor e já comece a se programar para a próxima edição.
Oportunidade de negócios
Do meu ponto de vista, até mesmo quando possuem uma programação fraca (que não é o caso da Feira do Empreendedor), esses eventos são sempre interessantes para a troca de contatos. É o famoso networking que, vale lembrar, pode dar origem à novas parcerias.
Mas além disso, a feira organizada pelo Sebrae também oferece a oportunidade de fazer aquela antiga ideia realmente acontecer e virar uma empresa de sucesso, mostrando os caminhos atuais para isso.
Porém, os novos negócios também sempre têm espaço na feira. Com isso, é possível conhecer as tendências do novo ano e, assim, melhorar e ampliar a visão de negócio que já se tem.
Palestras e consultorias
Como quase todos eventos voltados para negócios, a Feira do Empreendedor também tem uma programação de palestras e consultorias relacionados a diversos temas.
É possível, por exemplo, encontrar palestras para quem está começando, do tipo “como se tornar um microempreendedor”, que geralmente são ministradas pelos consultores do próprio Sebrae. Mas não é só isso!
Há também palestras e consultorias dedicadas a opções de crédito, organização, inovação, sustentabilidade, empreendedorismo em si, vendas e até sobre mercados específicos, tais como: beleza, alimentação, e-commerce, dentre outros.
Forma de se atualizar
O evento envolve também a questão do aprendizado voltado para negócios, que pode ser determinante para quem está começando.
Na feira, você pode encontrar ofertas de franquias, de negócios online, de equipamentos de trabalho úteis para a otimização de processos e também alguns serviços que contribuem com a gestão empresarial de empresas.
O melhor de tudo é que esse incrível mundo, repleto de ideias, é pensado e desenvolvido justamente para proporcionar oportunidade para quem deseja montar um negócio com pouco dinheiro.
E, então? Vai participar da próxima edição da Feira do Empreendedor? Caso já tenha ido em alguma delas, conte nos comentários como foi. Vou adorar saber!