Não dá para começar um negócio sem um plano empreendedor. Fazer isso seria o mesmo que jogar nas loterias da Mega-Sena apenas uma vez na vida e achar que vai ganhar. Pode dar certo? Até pode, mas se você não quer contar apenas com a sorte, obrigatoriamente, precisa de um planejamento estratégico.
Diante disso, e para te ajudar nesse processo tão importante, no artigo de hoje nós reunimos:
- – o que é um plano empreendedor;
- – por que é interessante fazê-lo;
- – as quatro dicas primordiais para montar um excelente plano empreendedor;
Confira!
Afinal, o que é plano empreendedor?
Lembra daquela complicada pergunta que faziam quando éramos crianças: “o que você quer fazer quando crescer?” Ela é a chave para começar um bom plano empreendedor. Afinal, se você não sabe com o que está disposto a trabalhar, como conseguirá planejar o futuro do seu negócio?
O plano empreendedor, então, nada mais é do que estruturar os projetos futuros que você sonha em concretizar. Traça-lo te dará mais clareza sobre as possibilidades e o caminho que você deseja seguir.
O primeiro passo a se fazer é identificar quais são as ideias de negócio que você se interessa, definir em qual ramo deseja empreender e, por fim, encontrar uma oportunidade única — o tal diferencial que é tão poderoso no empreendedorismo.
Depois, será necessário montar o seu plano efetivo.
Como montar um plano estratégico?
Um plano estratégico (ou de negócio) é um documento em que você descreve, por escrito, os objetivos do seu negócio e quais passos devem ser dados para que esses sejam alcançados.
Abaixo separamos quatro dicas para ajudar a elaborar o seu. Veja:
1º dica: pense no futuro
Com a ideia de um negócio pronta, você deve ter em mente, e no papel também, tudo que deseja conquistar no futuro. Isto é: onde quer chegar? Quais os objetivos a serem atingidos? Como a sua empresa vai satisfazer os clientes?
Responder essas perguntas vão te ajudar a ter um norte, uma bússola que guiará a sua companhia pelo caminho certo. É nessa etapa do plano empreendedor que a missão da empresa, tanto a diária quanto a futura, precisam ser estabelecidas.
2º dica: defina os objetivos/metas
Com a bússola em mãos, é hora de destinar a atenção aos objetivos e metas. Isso é importante porque é justamente essa dupla que vai tirar a missão da teoria para colocá-la em prática, rumo à realização.
Para isso, vale lembrar que os objetivos precisam estar dentro da realidade. E o mesmo vale para as metas. Se você tem o objetivo de, por exemplo, fazer a empresa ser referência de sucesso, precisará definir metas alcançáveis para desbancar os concorrentes, satisfazer mais os clientes e etc.
3º dica: escolha as estratégias
Lembra da primeira dica? Pois ela será muito útil aqui. Na hora de montar as melhores estratégias de curto ou longo prazo, sempre leve em consideração o que foi definido para o futuro da empresa, caso contrário, poderá perder tempo com algo que não o levará até onde deseja.
Uma ótima alternativa para escolher as melhores estratégias é fazer uma análise do mercado. Isso permitirá que você acione o seu perfil empreendedor e identifique exatamente por onde deve ou não caminhar, olhando sempre as necessidades e os obstáculos que serão enfrentados pela empresa.
4º dica: crie um plano de ação
Com as estratégias prontas, a última dica é planejar as ações. Se reparar bem, vai notar que tudo o que foi indicado fora pensado justamente para fundamentar e te ajudar a elaborar um plano de ação.
Portanto, crie ações para cada um dos obstáculos encontrados e também para o alcance dos objetivos. É importante definir exatamente o que deve ser feito e, ainda, identificar os responsáveis por cada ação.
Por que montar um plano empreendedor?
Além de o empreendedor conhecer quais são os seus pontos fortes e fracos, o plano de negócio também pode ajudar em diversos benefícios práticos, como:
- – detalhamento de informações em relação ao nicho de atuação do negócio;
- – a busca por referências do mercado;
- – a busca por consumidores para o desenvolvimento de novos produtos e serviços;
- – entendimento sobre como os concorrentes trabalham suas marcas.
Outro ponto positivo é que com um plano bem estruturado, é possível mostrar e analisar as oportunidades em curto, médio e longo prazo. Ou seja, elaborá-lo possibilita que o empreendedor possa olhar e entender o seu negócio como um todo.
Conclusão
Agora você entendeu porque um plano empreendedor é essencial para quem deseja alinhar os objetivos futuros do seu negócio, não é mesmo? Afinal, é necessário traçar metas efetivas para alcançar aquilo que deseja.
No artigo, separamos quatro que podem te ajudar na jornada do plano estratégico. Você sabe mais alguma? Deixe nos comentários abaixo!
Veja também como as estratégias de marketing podem te ajudar a colocar parte do planejamento em ação. Continue acompanhando a Ignição Digital!
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